Ultimas

Goleiro Enke cometeu suicídio por Depressão





fotos: revista caras


O goleiro da Alemanha Robert Enke, que cometeu suicídio, estava sofrendo de depressão, revelou sua viúva, Teresa, nesta terça-feira, 17/11/09. Segundo ela, o jogador - cotado para defender a seleção alemã na Copa do Mundo do ano que vem - se recusou a ser tratado por medo de que sua filha adotiva fosse tirada dele, caso a doença se tornasse pública. A menina havia sido adotada em maio, aos oito meses. Enke também estava tendo dificuldades de superar a perda de sua filha biológica, Lara, que morreu aos 2 anos em 2006, vítima de uma doença cardíaca rara.

"Ele tinha medo do que as pessoas iriam pensar quando você tem um filho e o pai sofre de depressão. Mas eu sempre disse a ele que isso não era um problema", afirmou Teresa em uma entrevista coletiva.

"Após a morte de Lara, tudo nos uniu ainda mais. Nós pensávamos que podíamos conseguir tudo. E eu tentava dizer a ele que sempre há uma solução para tudo.". "Para ele, o futebol passou a ser tudo na vida. E o time dava segurança a ele", concluiu.

Robert Enke jogava no Hannover 96 desde 2004. Antes disso, ele passou por clubes na Alemanha, Espanha, Portugal e Turquia.
(fonte:BBC)

O QUE É DEPRESSÃO?

A depressão é uma doença "do organismo como um todo", que compromete o físico, o humor e, em conseqüência, o pensamento. Científicamente, trata-se de um desequilíbrio dos neurotransmissores cerebrais (Serotonina, Dopamina e Noradrenalina) alterando a maneira de como a pessoa vê o mundo e sente a realidade, entende as coisas, manifesta emoções, sente a disposição e o prazer com a vida.

 Ela afeta a forma como a pessoa se alimenta e dorme, como se sente em relação a si próprio e como pensa sobre as coisas. A Depressão é, portanto, uma doença afetiva ou do humor, não é simplesmente estar na "fossa" ou com "baixo astral" passageiro. Também não é sinal de fraqueza, de falta de pensamentos positivos ou uma condição que possa ser superada apenas pela força de vontade ou com esforço.
Todo mundo uma vez ou outra na vida se sente deprimido ou triste. É uma reação natural à perda, aos desafios da vida e à baixa auto-estima. Mas, às vezes, o sentimento de tristeza se torna intenso, dura longos períodos e retira a pessoa da vida normal.

A depressão é o mais comum dos transtornos mentais, mas é uma doença tratável e curável. A Organização Mundial da Saúde calcula que, em vinte anos, a depressão ocupará o segundo lugar no ranking dos males que mais matam. Reconhecer a depressão é frequentemente o maior obstáculo para diagnosticar e tratar a depressão.

Infelizmente, aproximadamente metade das pessoas que passa pela depressão nunca tem a doença diagnosticada ou tratada. E isso pode ser uma ameaça: mais de 10% das pessoas que têm depressão se suicidam.
Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!