Ultimas

ACROFOBIA - MEDO DE ALTURA

Estar perto de um lugar alto, como por exemplo, um precipício, pode ocasionar medo de escorregar, cair, esse é um medo compreensível, já que se trata de um perigo real. O medo torna-se irracional quando surge em situações nas quais o indivíduo se encontra em locais altos e protegidos por vidros ou grades, como os prédios.

A pessoa com fobia de altura reage com medo diante dessas circunstâncias, sente tontura e não consegue olhar para baixo. As situações que proporcionam perigo como: escadas rolantes, edifícios altos, ladeiras, são consideradas pontos fortes de Acrofobia.

Indivíduos que sofrem de fobia de altura ou acrofobia podem se acostumar com determinados locais altos, perdendo o medo desses lugares, porém vivenciará o medo novamente diante de outro lugar alto. Pessoas que sofrem de acrofobia podem ter um ataque de pânico quando estão em um lugar alto e não vêem uma forma de sair dele.

O medo de altura é uma fobia irracional, faz parte de um transtorno causado pela ansiedade. Normalmente as pessoas sentem receio, que é resultado de um equilíbrio. Sabemos o nosso limite e até que ponto podemos ousar, mas quando este medo atinge situações simples e corriqueiras pode ser uma patologia que precisa ser tratada.
    Oito Dicas para Superar a Acrofobia:
    • Aprenda sobre o seu medo; a incerteza é uma grande causa. Entender o significado e o que leva a ter acrofobia pode ajudar a apagá-lo;
    • Tente superar por etapas, criar familiaridade aos poucos será mais fácil de controlar esse sentimento;
    • É mais fácil superar o medo quando você está com alguém que não sente a mesma coisa, pois essa pessoa vai te encorajar;
    • Conversar sobre a acrofobia é uma boa dica: você divide suas frustrações e elas passam a não parecerem tão difíceis;
    • Raciocine antes de entrar em desespero. Se você estiver no alto de um prédio, veja que não está sozinho e que realmente está em segurança;
    • Faça um exercício de relaxamento. Feche os olhos, imagine a altura que você sentiria medo e devagar vá controlando esse sentimento. Você se sentirá melhor!
    • Procure ajuda de um terapeuta. Em alguns casos, é necessário o uso de medicamentos;
    • Para melhorar esta fobia, a terapia consiste em aplicar exercícios gradativos para que o paciente consiga controlar sua respiração, ansiedade e o medo.
Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!