Ultimas

Câncer de pele pode ser tratado sem cirurgia

CAN 200

A Terapia Fotodinâmica é um tratamento destinado a curar o câncer de pele sem cirurgia. O procedimento é simples: o cirurgião dermatológico aplica o creme de Ácido Delta Amino Levullínico. Como é sensível à luz, o ácido sensibiliza o tumor e queima com laser a célula tumoral.

imagesCA73P6DE

Os seguintes resultados de cura, em câncer superficial são obtidos através desta terapia:
  • Carcinoma superficial basocelular, que são pequenas manchas vermelhas com crostas e cascas que não cicatrizam e que ocorrem mais frequentemente em pessoas de pele clara, que tomam sol. Ele ocorre em 65% dos casos, não gera metástases, não se espalha pelo corpo, não é letal e a sua agressividade se resume ao local. O tratamento é a remoção total do tumor, que tem um percentual de cura da ordem de 95%.
  • Em lesões pré-malignas, que são as queratoses actínicas, um desarranjo superficial da pele, com potencial de malignidade de 10 a 20%. O tratamento é a destruição da lesão, que pode se transformar em carcinoma espinocelular se não forem removidas a tempo e o percentual de cura, se a retirada for feita a tempo fica entre 80 e 100%.
imagesCASVMD10

Mas o tratamento também serve para cânceres um pouco mais profundos, desde que não tenham indicação de cirurgia. Esta terapia tem sido excelente inclusive para os diagnósticos de carcinoma espinocelular, que é um tipo de câncer mais agressivo e o resultado cosmético é incomparável. A pele fica sem cicatriz, o paciente fica com uma discreta mancha durante 15 dias e, depois, não fica nada. O tipo superficial do carcinoma espinocelular ocorre em 35% dos casos e pode gerar metástases nos casos avançados. Se o diagnóstico for precoce, ele é muito fácil de ser tratado: basta fazer a remoção total do tumor e a avaliação de eventuais metástases.

imagesCAKK4X3D

A terapia pode ser utilizada em todo o corpo, mas geralmente, as áreas mais tratadas são a face, os braços e o tronco superior (incluindo o ombro). E o procedimento é muito simples:
  • De 2 a 6 horas antes do laser é aplicado o Ácido Delta Amino Levullínico.
  • O tumor é coberto com o creme e é feito um curativo para evitar o sol.
  • Na hora da aplicação, o excesso do produto é retirado e o laser é disparado no tumor.
imagesCA01PB00

Como em todo tratamento de câncer, quanto antes o paciente procura o tratamento, melhor. No entanto, há tumores que já são profundos desde o início. E dependendo da profundidade do tumor, o Ácido Delta Amino Levullínico não penetra direito e a resposta pode não ser tão eficiente.
As indicações são as seguintes:
  • Nos casos em que os locais são áreas difíceis para a ferida fechar, onde os pontos não se fixam bem ou também em locais onde as grandes cirurgias com enxertos de pele ou retalhos são necessárias;
  • Para pessoas que têm idade avançada, com problemas de sangramento ou tumores reincidentes, que não tem indicação cirúrgica.
Uso cosmético
Outra novidade no Brasil em relação a esta terapia, é o uso do Ácido Delta Amino Levullínico para rejuvenescer a pele. Nos EUA este procedimento já é corriqueiro. O paciente utiliza Ácido Delta Amino Levullínico por duas 2 horas e depois o cirurgião-dermatológico aplica um laser mais fraco, como se fosse um peeling, que elimina os pequenos vasos, as manchas... É o foto-rejuvenescimento pela fotodinâmica.

História
A técnica foi criada inicialmente na Alemanha em 1904, mas ficou muito tempo sem evoluir, porque não havia uma droga segura e nem um laser indicado. No final dos anos 90 a fotodinâmica foi aprimorada e hoje, os países que mais a difundem são os EUA e o Canadá. Em toda a Europa o tratamento também ganhou muita notoriedade. O Brasil começou a utilizá-la em 1997, pelo doutor Luís Torezan, especialista no assunto, e membro da SBCD - Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. Por conta de uma gama melhor de produtos mais purificados e seguros do ponto de vista toxicológico e também de melhores aparelhos, ela começou a ser mais procurada e aperfeiçoada a partir de 2000. (Fonte: www.sbcd.org.br)
Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!