Ultimas

Neurocientistas avaliam a ilusão dos efeitos ópticos

imagesCAQQPIU1

Para as neurociências é fato que tudo que experimentamos resulta, na verdade, da imaginação. Embora nossas sensações pareçam precisas e confiáveis elas não reproduzem necessariamente a realidade física do mundo exterior. Naturalmente, muitas experiências do nosso dia a dia refletem estímulos físicos que enviam sinais ao cérebro, a “máquina” responsável tanto por interpretar informações captadas pelos olhos, orelhas e outros órgãos dos sentidos, como por produzir sonhos, delírios e lapsos de memória. Em outras palavras, real e imaginário compartilham uma mesma fonte física. A partir desse ponto de vista, a famosa lição de Sócrates, “Só sei que nada sei”, faz todo o sentido.

imagesCA2U010Iimages123654

A ilusão óptica tornou-se uma ferramenta útil para os neurocientistas: ela ajuda a entender as complexas operações do sistema visual. Esse fenômeno é conhecido desde a Antiguidade. Muito antes de os cientistas estudarem as propriedades dos neurônios, artistas e ilusionistas já criavam várias técnicas para enganar o cérebro, como fazer uma tela plana aparentar ser tridimensional ou converter uma série de pinceladas em um quadro de natureza-morta.

images58965images457898images874587

Os efeitos ópticos podem ser definidos pela desconexão entre realidade física e percepção subjetiva de um objeto ou evento. Quando experimentamos uma ilusão desse tipo, podemos ver algo que na realidade não existe (ou o contrário). Esse fenômeno demonstra, portanto, que o cérebro pode deixar de recriar o mundo físico em diversas situações. Ao estudar essas “falhas”, é possível aprender quais mecanismos o cérebro utiliza para construir a experiência visual.

images236547imagesCA2JEKSV

Claridade, cor, sombreamento, movimentação dos olhos e outros fatores influenciam de maneira decisiva o que “vemos”. Na série de imagens a seguir, são apresentadas ilusões ópticas muito simples, mas que dizem muito sobre como o cérbro interpreta estímulos visuais. (Fonte: www.mentecerebro.com.br)


imagesCA01HRK9imagesCA7XWWUF
imagesCA78ED4LimagesCABNCRFI
imagesCAF5QV8HimagesCAM9D506
imagesCAOLAYADimagesCA7F4V03imagesCAXPLLOE
Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!