Ultimas

Tire suas dúvidas antes de marcar sua pele para sempre.

tatuagens-e-piercings1

Quer fazer uma tatuagem? Leia as dicas a seguir e descubra como evitar problemas de saúde e arrependimento antes de tomar a decisão de marcar a sua pele para sempre!

  • Considere os riscos sociais e emocionais antes de fazer uma tatuagem, e analise se pode encará-los;
  • Converse com pessoas de diferentes grupos e que possuem tatuagens. Pergunte a explicação de suas tatuagens e se elas já pensaram em removê-las;
  • Analise com cuidado o porquê de você querer fazer uma tatuagem. O processo de remoção é caro e complicado, então é importante escolher uma tatuagem que você irá gostar para sempre;
  • Nunca faça uma tatuagem sob a influência de álcool ou drogas. Além dessas substâncias serem prejudiciais a saúde, suas decisões devem ser sempre tomadas de maneira lúcida;
  • Faça muita pesquisa. Escolha um profissional experiente, que use luvas e equipamento esterilizado e já tenha realizado trabalhos que você conheça e tenha gostado. Observe se o estabelecimento é limpo e possui boa estrutura. E lembre-se que um trabalho bem feito não costuma ser barato;
  • Se você já fez alguma tatuagem e teve alguma reação alérgica, não faça mais tatuagens e consulte seu médico para saber mais sobre essa reação.
Logo, para evitar prejuízos financeiros e emocionais, reflita bastante. Converse com amigos e familiares e analise os prós e os contras de ter uma tatuagem. Procure não fazer frases ou desenhos para namorados ou namoradas, já que no calor do momento você pode pensar que nunca vai se arrepender.
Um estudo norte-americano realizado em 2006 revelou que muitas pessoas querem remover suas tatuagens principalmente porque enjoaram, sentem vergonha, sofrem preconceito ou não conseguem usar determinados tipos de roupa.
Ainda de acordo com a pesquisa, os principais motivos que levam as pessoas a fazer uma tatuagem são:
  • Se sentir únicas (44%);
  • Se sentir independente (33%);
  • Chamar a atenção para uma determinada experiência de vida (28%).
Porém, segundo os pesquisadores, muitos indivíduos “mudaram sua identidade” e queriam remover suas tatuagens porque elas não combinavam mais com quem essas pessoas são atualmente.
Por isso, pense bem, e não se esqueça: o mais importante é escolher um bom profissional, que utilize materiais descartáveis e esterilizados, pois além da sua aparência, a sua saúde também está em jogo.
Equipamentos e agulhas usados para fazer tatuagem podem transmitir doenças infecciosas, como a hepatite e até AIDS, caso o estabelecimento não possua condições adequadas de higiene.

Fiz e gostei! Como cuidar?

clip_image001Siga as recomendações do seu tatuador. Alguns cuidados básicos são esses:
Lave sua tatuagem com sabão neutro e água fria, enquanto ela não cicatriza. Na hora de secá-la, não esfregue o local, apenas encoste a toalha suavemente, para que a água seja absorvida. Também não coce a tatuagem, nem arranque a casquinha que irá se formar no período de cicatrização.
Nos primeiros dias, evite sol, sauna, banho de mar ou piscina.
Depois que sua tatuagem já estiver cicatrizada, utilize bloqueador solar para protegê-la.

Tenho uma tatuagem, mas me arrependi. E agora?

clip_image002Caso você queira remover uma tatuagem, saiba que o resultado nem sempre é satisfatório, já que a pele geralmente fica com um aspecto queimado. O preço do tratamento varia conforme o tamanho e a cor da tatuagem.
Remover cores escuras é mais fácil. Já as cores mais vivas, como amarelo ou azul claro, por exemplo, são mais difíceis.
Outra solução é cobrir a sua tatuagem com algum outro desenho ou aproveitar os traços da figura anterior para criar algo novo.

Tatuagem causa câncer de pele?

clip_image003Embora exista o receio de que tatuagens possam causar câncer de pele, estudos recentes desmistificam essa crença.
Segundo o Dr. Ariel Ostad, da N.Y.U. Langone Medical Center em Manhattan, Nova York, é improvável que tatuagens causem câncer. De acordo com o médico, o que acontece é que os desenhos na pele muitas vezes são feitos em cima de sinais que podem levar ao câncer. Ou seja, como esses sinais ficam escondidos por baixo da tatuagem, muitas vezes a pessoa nem percebe alterações no local.
Por isso, Ostad recomenda que a tatuagem não seja feita em cima de pintas ou manchas, para que, mais tarde, seja mais fácil detectar problemas de pele. (fonte: www.bancodesaude.com.br)
Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!