Ultimas

E depois dizem que os animais não têm inteligência!

imagesCAEUNZAG

Inicialmente, cumpre definir inteligência e instinto.
Uma definição de inteligência foi dada pelo psicólogo W. Stern, na segunda década do século XX: “Inteligência é a capacidade de se adaptar a situações novas mediante o consciente emprego de meios ideativos.”

images11

Outra definição, de William James: “Inteligência diz respeito à adaptação a novas condições ambientais pela variação da conduta.”

images12

Afirma outro cientista: “A inteligência humana é composta de um número de funções neurais correlacionadas e cooperativas, muitas das quais já estão presentes em outros primatas, como memória de longo prazo, visão colorida , uso de símbolos complexos etc.”

imagesCA867BA9

Inteligência vem do latim inter + legere – é a capacidade de escolher algo entre outras coisas, a capacidade de discernir. É a capacidade de resolver problemas.

images13

Instinto é uma tendência natural, uma força de origem biológica. Instinto é um padrão herdado de respostas ou reações a certos tipos de situações ou características de determinadas espécies. Dirige os seres vivos em suas ações, fora de sua vontade e no interesse de sua conservação.

imagesCA0I2EFX

Instinto vem do latim instinctus, e quer dizer impulso ou excitação. Como ensina o biólogo Celso Martins, é o conjunto de todas as atividades ou tendências naturais derivadas das necessidades do ser vivo. Este ser vivo é como que impulsionado a agir de um determinado modo a fim de favorecer a sua preservação individual e a da espécie. O instinto não está sujeito a nenhuma aprendizagem.

imagesCA8UM6VF

O ser humano é dotado de inteligência e instinto.
Já o instinto domina na maioria dos animais, contudo, há neles também inteligência – e, num mesmo ato pode haver instinto e inteligência, simultaneamente.

imagesCAEOM0YV

Afirmam alguns pesquisadores que, o que nos diferencia dos animais é a percepção de certo e errado. Mesmo os animais mais inteligentes não parecem possuir sentido moral. Eles têm certos controles sobre seus comportamentos mas, esses controles são instintivos e não baseados num código moral. O homem é dotado de razão - de juízo e senso moral. Por isso o homem é responsável por seus atos. Esse código moral além de ser individual, varia de grupo social para grupo social e, através do tempo.

imagesCA73MGYM

A inteligência humana manifesta-se através da linguagem, para transmitir conhecimento, pelas seguintes formas:
- linguagem oral verbal.
- linguagem oral escrita.
- linguagem corporal.

images14

E os animais, possuem linguagem (e, portanto inteligência)?
Será a linguagem exclusiva da raça humana?
Animais podem comunicar-se?

imagesCAQU8I3L

Os cientistas afirmam que os animais possuem um tipo de linguagem diferente dos humanos. Os animais podem comunicar-se entre si e conosco e, usam a linguagem oral verbal: latidos, miados, resmungos, choramingos etc. e a linguagem corporal: abanar o rabo, rolar no chão, encolher-se, balançar a cauda etc.

imagesCABLSAT3

Os animais exprimem as sensações que experimentam – não é só o homem que possui a faculdade da linguagem e, portanto, pode-se afirmar que possuem inteligência.

imagesCAMD453Q

Mas, além de se comunicarem através da linguagem, novos estudos mostram que os animais conseguem fabricar ferramentas, desenvolver a memória, transmitir cultura e planejar estratégias.

imagesCABYEE9A

Marc Hauser, psicólogo da Universidade de Harvard, em seu livro “Mentes Selvagens”, propõe que, os animais evoluíram de acordo com suas necessidades, respondendo a desafios diferentes para desenvolver suas habilidades. Logo, cada espécie é inteligente à sua maneira.

imagesCAOBCPN0

A maioria das espécies é, de modo geral, equipada com mecanismos de aprendizado que podem ocorrer por dedução ou tentativa e erro e se espalhar por imitação ou pelo ensinamento: peixes (pesquisador César Ades) e aranhas (pesquisador Culum Brown) têm memória; cães entendem um vocabulário básico; macacos desenvolvem um novo comportamento e repassam-no aos seus semelhantes, o que é transmissão de cultura (macaca Imo que passou a lavar batatas-doces, no Japão); chimpanzés que planejam estratégias de caça; macacos pregos e corvos que usam ferramentas para alcançar alimentos.

imagesCAT1AX2V

E, como afirma Marc Hauser:
“Cada espécie, com sua mente única, favorecida pela natureza e moldada pela evolução, é capaz de enfrentar os mais fundamentais desafios que o mundo apresenta. Apesar de a mente humana deixar uma marca característica no planeta, nós certamente não estamos sozinhos nesse processo.”

imagesCAXKXZX5

“ Convivemos nesse planeta com animais pensantes.”
É, a natureza é mesmo sábia !!! (Fonte: http://www.greepet.vet. br)
Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!