Ultimas

Novo método para vencer o medo de aranhas!

imagesCAC43Y72

Aracnofobia: novo tratamento

Diversas fotografias que possuem características de aranha – tão sutis que passam despercebidas (tais como a foto de um “pé de babosa” e outras imagens que lembram aranhas) — fazem parte de um tratamento que pesquisadores da USP testaram contra aracnofobia, o medo de aranhas.

aranha1

Treze voluntários do grupo experimental e doze do grupo placebo receberam um CD com imagens que deveriam olhar duas vezes ao dia – no caso do grupo placebo eram imagens neutras, que não lembravam aranhas.

ARA-1 140

A terapia desenvolvida pelo grupo ativa uma das áreas do cérebro ligada às reações de medo, o tálamo, mas não a outra, a amígdala. Para provocar medo é necessário que ambas entrem em ação.

images3

Como no tratamento isto não ocorre, aos poucos a conexão entre as duas regiões se tornam menos intensas e a fobia também.

images2

Com quatro semanas de terapia, 42% dos pacientes foram considerados curados. Passado seis meses de sua conclusão o sucesso foi maior: 92% dos que temiam esses seres de longas pernas já não tinham problemas em enfrentá-los.

images4

O efeito retardado se explica: é preciso encontrar uma aranha em situação cotidiana para se perceber que a fobia já não existe. (Fonte: http://pt.shvoong.com/medicine)
Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!