Ultimas

Tatuagem em carne viva!

imagesCAYX22T1

Evidências arqueológicas encontradas na Europa, China, Japão e norte da África evidenciam que desde os primórdios da humanidade as pessoas ornamentavam a pele com desenhos criados com pigmentos de plantas e minerais injetados com instrumentos pontiagudos de madeira e osso. A tatuagem persistiu até os dias atuais, sendo usada por pessoas de diferentes culturas como forma de expressão artística, identidade sexual, identificação com determinado grupo etc.



Muitas outras pessoas, no entanto, têm uma tatuagem somente com a finalidade de enfeitar o corpo e mostrar algo diferente naquela esperada hora de ir a uma festa, praia ou ao clube. Na grande maioria, a tatuagem é usada por adolescentes que, ainda muito inexperientes, tomam esta decisão sem pensar na carreira profissional e nas consequências estéticas durante a velhice.

imagesCAFRCR25

Inúmeras pesquisas indicam que mais da metade das pessoas que fazem tatuagens querem removê-las posteriormente, como é o caso da analista de importação e exportação Adriana Santos. Tenho três tatuagens. Coloquei-as quando tinha aproximadamente 20 anos. Atualmente, pensaria melhor antes de colocar qualquer desenho sobre a minha pele, pois sei que para tirar é muito difícil e quando eu estiver com a pele envelhecida, as tatuagens vão perder o sentido e poderão até ficar deformadas , diz Adriana.

images1

A grande preocupação do ponto de vista médico, contudo, é a reação da pele com a penetração da tinta da tatuagem, que pode causar alergias. Por isso, a dermatologista recomenda que antes de se fazer uma tatuagem, o cuidado básico deve ser preparar a pele com cremes despigmentantes à base de hidroquinona, isto é, ativo cuja finalidade é clarear.

images12

O uso desses cremes vão impedir ou minimizar a ocorrência de complicações indesejáveis como a hiperpigmentação pós-inflamatória e hipopigmentação transitória, principalmente para quem tem a pele mais morena.

imagesCA9512LI

A hiperpigmentação pós-inflamatória é o resultado da pele aumentando a sua produção de melanina (que confere pigmentação à pele) para se proteger da alguma lesão. Essa melanina produzida em excesso pode causar até manchas. Já a hipopigmentação transitória ocorre porque uma determinada quantidade de melanina normal foi destruída no momento da aplicação da tatuagem, junto com a melanina-alvo.

imagesCA9IUW84

Além da desorganização no ciclo de produção de melanina, a tatuagem pode causar em algumas pessoas um desconforto, que consiste em um tipo de queimação na área tatuada, que pode ser minimizada com a aplicação previa de anestésicos tópicos.

images4

Outra questão que preocupa é o risco de várias doenças que podem ser transmitidas na ocasião da aplicação da tatuagem. Isto inclui doenças incuráveis e mortais como Aids e todas as que são transmissíveis através do sangue contaminado.

images123

Arrependimento

Tirar a tatuagem é muitas vezes mais complicado e doloroso do que fazer. Além disso, o tratamento para retirar a tatuagem é um pouco doloroso e demorado. Muitas vezes é necessário aplicar uma anestesia local. Mesmo assim, o laser pode não ser capaz de eliminar a tatuagem totalmente e a pele nunca voltará a ser o que era antes.

imagesCA4LDUYH

A técnica mais utilizada no mundo todo atualmente para remoção de tatuagem é o uso de laser de Rubi, que, no entanto, é mais eficaz quando o pigmento é escuro, pois quando o pigamento é amarelo ou vermelho ele não é muito eficiente. Há também os métodos que compreendem a excisão, a dermoabrasão, os peellings químicos e o laser CO2.

imagesCA6W5GZV

Deve-se também ter muita cautela com tatuagens cosméticas, feitas a laser. Muitas delas contêm pigmento acastanhado, conhecido como óxido férrico. Aparentemente, o impacto do laser provoca uma reação química que transforma o óxido férrico em óxido ferroso, que tem colocaração enegrecida.

imagesCAEM2M3J

Possuindo uma tatuagem óxido férrico, ela vai enegrecer inicialmente, mas com as sessões subsequentes o pigmento vai sendo destruído. Em todas as técnicas para tirar tatuagem com laser, também se aplica a maquiagem definitiva, que também é um tipo de tatuagem.

imagesCAELRAOA

Uma opção para quem quer ter uma tatuagem e não tem a certeza de que quer tê-la por toda a vida, é a tatuagem de Henna, pois ela é temporária. A prática de marcar o corpo com henna vem de uma tradição do sul da Ásia. Os desenhos podem ser feitos nas mãos, pés e rosto, porém o tempo médio de duração de uma tatuagem de henna é de uma a duas semanas. (Fonte: http://www.minhavida.com.br)
Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!