Ultimas

Braço robótico tem mais habilidade que braço humano.



O tetraplégico Tim Hemmes, de 30 anos, é o primeiro capaz de mexer o braço robótico apenas com a força do pensamento, em todo o mundo. Ele utiliza um aparelho que imita o braço humano com perfeição. O trabalho foi liderado por cientistas americanos das universidades Johns Hopkins e de Pittsburgh.



Para que isso acontecesse, os médicos inseriram no cérebro dele um chip que transforma impulsos elétricos em fórmulas matemáticas. "Não era o meu braço, mas meu cérebro, meus pensamentos. Eu estava movendo algo. Eu não tenho uma única palavra para dizer o que eu sinto neste momento", disse o paciente, emocionado, após tocar com o braço a mão da namorada.



Hemmes ficou paralisado após sofrer acidente de moto há sete anos. Segundo os cientistas, o próximo passo é fazer o teste em outros seis voluntários. O objetivo final é refazer a conexão entre mente e corpo, para que os pacientes voltem a mover seus próprios braços e pernas. Apesar do avanço, acredita-se que levará tempo até que a tecnologia seja disponibilizada comercialmente.



Semana passada, cientistas liderados pelo brasileiro Miguel Nicolelis anunciaram feito inédito: fizeram com que macaco de laboratório não só mexesse braço virtual, como também sentisse texturas apenas pela força do pensamento. (Fonte: http://www.paraiba.com.br)
Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!