Ultimas

Luta de boxe: Esporte ou violência?

images54

Na antiguidade, antes das civilizações grega e romana há arqueológos que indicam que o homem praticava lutas usando as mãos, uns contra os outros. Os gregos e romanos também praticavam lutas deste tipo com objetivos de satisfazer os imperadores, e antigamente a luta de boxe era chamada de creta e não tinham as mesmas regras dos dias de hoje, porém tem o início do boxe.



O boxe sofreu alterações em 1867 no Reino Unido, onde foram implantadas lutas em Ringues e os pugilistas começaram a usar Luvas e as lutas foram divididas em 3 assaltos (Rounds de 3 minutos). Atualmente também no boxe há cerimônias para o início da luta, os pugilistas se apresentam, e fazem sua entrada e dão um toque de luvas levemente um com o outro, como um sinal de esportividade.


No boxe são proibidos golpes baixos, ou seja, abaixo da cintura, é proibido agarrar o adversário, sendo que as luvas tem um peso limite, de 6 a 8 onças (Peso usado no Boxe). As lutas de boxe são divididas em classes, ou seja, o nível de cada luta. Esse nivel é dividido por peso como leve, super leve, média e pesada.




O vestuário e o equipamento são simples, é necessário calção, sapatos, luvas (olhe a imagen a baixo) e um protetor bocal , alem de passar produtos para amenizar os cortes pelo corpo.

   
Luvas de boxe ! Não são necessariamente desta cor porem estas são as mais comuns entre os lutadores. 

Boxe para todos!!

O Boxe tem uma relação com a economia pois é um esporte barato e de fácil acesso, indenpendente da posição socio-economica podendo ser praticada e assistida por todos.



Porém, você deve estar se perguntando como a tecnologia está relacionada no boxe, pois bem ela está presente no formato das luvas e no seu tecido para diminuir o atrito com o ar, além do tecido do ringue e as cordas que envolvem o ringue.

Veja abaixo como o protetor bocal age na proteção do atleta :



No boxe a física está associada a sua pratica também, como a força peso (força de atração gravitacional) e na resistência do ar (força atrita), a força peso está presente em todos os movimentos dos pugilisas, a força atrito está presente por exemplo quando um dos lutadores dá um soco e sofre pressão do ar.  Assim é a lei de Newton sobre ação e reação, onde o dano que um dos atletas dá sobre seu adversário com um soco, sofre o mesmo dano em sua mão.



E você deve estar se perguntando no que a biologia está relacionada ao Boxe. Ela está presente nos movimentos dos pugilistas durante a pratica do Boxe, ou seja, quando o lutador vai aplicar um golpe como um jab, o pugilista estica seu braço para aplicar o golpe contraindo o músculo do Triceps e relaxando o Biceps gerando um Antagonismo muscular. Para isso, ocorre o deslisamento da Actina e da Miosina no Triceps, sendo que a Actina deslisa sobre a Miosina, almentando o volume do músculo, proporcionando maior força para o golpe. (veja na imagem abaixo os tecidos presentes no braço) (Fonte: http://remexo9b2.blogspot.com)
Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!