Ultimas

espaguete com baratas –Tem gente que come!

K88

Entomofagia ( do grego ἔντομος  "inseto" e phageinφᾰγεῖν, "comer") significa a ingestão de insetos e aranhas, e artrópodes em geral, como alimento para humanos e animais, este é um hábito alimentar muito difundido na cultura de alguns lugares como: México, América Central e do Sul, África, Ásia e Austrália.

No Brasil o grande exemplo é o  "IÇÁ"

"A içá é a fêmea da formiga saúva, responsável pela perpetuação da espécie. Seu abdômen, destacado do corpo e torrado, constitue iguaria muito apreciada na culinária popular."

Farofa de Içá Torrado



Modo de Fazer:

Limpam-se as içás das perninhas às cabeças. Em seguida, põe-se de molho em água e sal por cerca de 1/2 hora. Escorre-se bem e leva-se ao fogo, em frigideira com gordura mexendo-se sempre para não queimar. Quando estiverem bem torradas, acrescenta-se farinha de mandioca, mexendo-se sempre, resultando a farofa, ja pronta para ser comida acompanhada de café. Se quiser, coloca-se em pequeno pilão, juntando-se farinha a gosto, daí resultando uma paçoca de içás.

"Creepy Crawly Cuisine" é um livro de receitas de insetos voltado para o gourmand (aquele que adora comida). A autora Julieta Ramos-Elorduy conta um pouco da história da prática da entomofagia e oferece mais de 60 receitas, variando de aperitivos a sobremesas. Nada como um pouco de espaguete de bicho da farinha com uma guarnição de percevejos em molho verde. Ela também orienta sobre onde encontrar os ingredientes. Se você está ávido por algo diferente, por que não experimenta uns tacos com ninhada de formigas?
  • 2 colheres de sopa de manteiga ou óleo de amendoim.
  • 225 g de larvas e pupas de formiga.
  • 3 pimentas malaguetas, cruas, picadas finamente.
  • 1 tomate, picado finamente.
  • Pimenta do reino a gosto.
  • Cominho a gosto.
  • Orégano a gosto.
  • 1 punhado de coentro, picado.
  • Tacos para servir.
Aqueça a manteiga ou óleo em uma frigideira e frite as larvas ou pupas. Adicione as cebolas, as malaguetas e o tomate picados e tempere com sal. Salpique com pimenta do reino moída, cominho e orégano a gosto. Sirva em tacos e guarneça com coentro .




Existem 1.417 espécies de insetos comestíveis e cerca de 3.000 grupos étnicos ao redor do mundo que atualmente praticam a entomofagia. A maior parte desses insetos são comidos nos estágios de larvas e pupas, ainda que alguns sejam bons até a idade adulta. Encabeçando a lista dos comestíveis está o besouro, com 344 variedades. Formigas, abelhas e vespas estão logo atrás com 314. Borboletas, mariposas, gafanhotos e grilos são os outros competidores de peso.


Uma seleção de sushis de insetos: lagarta mariposa sakura; aranha joro; larva de traça, barata de Madagascar; larvas  de moscardo asiático; larva da mosca de Dobson; cigarra japonêsa; larva de formiga.

たのしい昆虫 "Fun Insect Cooking ". 









Acredita-se que os insetos poderiam um dia ser a solução para a escassez de alimentos, e que a criação  de insetos em casa poderia dissipar as preocupações de segurança alimentar.




Em toda Ásia, larvas de mariposas, grilos, pupas de mariposa, besouros e libélulas são comidos. Os grilos são tostados para aperitivo ou cozidos no arroz. As larvas são adicionadas a sopas, cozidas ou servidas fritas. Os japoneses consideram a pupa do bicho-da-seda uma iguaria. Mas nenhum desses chega aos pés da barata d'água gigante. Essa criatura é a favorita na Ásia. Ela pode ser tostada e comida inteira ou moída em uma pasta para molhos.



O professor Arnold van Huis, da Universidade Wageningen, Holanda, e seu colega Dennis Oonincx, promovem a idéia de comer insetos para salvar o planeta, no contexto de um plano promovido pela FAO.


Mas que vantagem teria em se comer insetos? Bom, os benefícios são numerosos e variados, começando pelo fato de que comê-los faz bem à saúde. Considere o seguinte: 100 gramas de grilos contêm 121 calorias. Apenas 49,5 calorias provêm de gordura e o valor nutricional está nos 12,9 gramas de proteína.(Fonte: http://demonictoys.blogspot.com)

Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!