Ultimas

Sardas: Como se livrar delas?

A-41

Há diversas maneiras que ensinam como tirar sardas do rosto, mas, é importante esclarecer que as sardas são diferentes de outras manchas, como por exemplo, as manchas senis.



São normalmente de cor castanha, umas mais claras e outras mais escuras, e aparecem na pele em áreas normalmente expostas ao sol. São muito comuns nas mãos, no rosto, nas pernas, mas podem aparecer em qualquer parte do corpo, como os ombros ou o peito.



Normalmente, as sardas aparecem em pessoas de pele clara e sensível ao sol. Essas pessoas se queimam com facilidade quando expostas ao raios solares. As pessoas com tendência a ficar com a pele vermelha têm também mais facilidade para ter sardas. Tanto homens quanto mulheres podem sofrer deste tipo de manchas.


Causas das Sardas
A causa mais comum é hereditária. A predisposição ao aparecimento das sardas é genética. Em alguns casos esporádicos elas podem aparecer em pessoas com pele escura e podem estar associadas a alguns problemas de pele.

O sol é o grande responsável pelo seu aparecimento em indivíduos com predisposição para tê-las.



Há várias maneiras naturais e químicas para acabar com as sardas. As naturais às vezes não as fazem desaparecer completamente mas pelo menos fazem com que fiquem mais claras.


Eliminando as Sardas
Na verdade é muito melhor evitá-las do que tentar eliminá-las. A prevenção é fundamental, portanto use filtro solar sempre que estiver sujeito a exposição solar e evite pegar sol durante o horário de pico.

Entre as soluções químicas para eliminar as sardas do rosto bem como de outras partes do corpo está o uso de medicamentos a base de hidroquinona. É possível encontrar soluções de 2% no mercado e sem a necessidade de receita médica. Para soluções mais concentradas é necessário se consultar com um médico dermatologista.



Os tratamentos a laser, congelamento (hystofreezer) e peeling (esfoliação) químico são tratamentos usados também para acabar com as sardas e apresentam muito bons resultados. Esses tratamentos fazem realmente com que desapareçam mas não impedem o aparecimento de novas sardas. 



Para evitar que aparecem novas sardas é preciso evitar o sol ou pelo menos se proteger adequadamente. Estes tratamentos branqueadores atuam eliminando a melanina nas áreas com maior pigmentação e com o tempo a sarda perde a sua coloração.



Os tratamentos a laser são dos mais utilizados para tirar manchas no rosto e servem também para as sardas. São na verdade muito eficazes e seguros, pois, o laser atua somente na sarda sem danificar a pele que a rodeia. O tempo de recuperação é curto e não é doloroso.



Os produtos que contém vitamina C e ácidos alfa hidróxidos também são usados e recomendados princpalmente para pessoas com pele escura.
Soluções Naturais para Eliminar as Sardas
As soluções naturais para acabar com as sardas demoram mais tempo para apresentar efeitos satisfatórios mas se você tiver paciência este tratamento poderá ser muito eficaz também.

A manteiga (derivada do leite) é uma das maneiras caseiras utilizadas para tirar ou minimizar as sardas do rosto pois ajuda a esfoliar a pele fazendo com que as mesmas fiquem mais claras. Aplique a manteiga na pele e deixe atuar por 15 minutos. Este tratamento pode ser feito até 3 vezes por semana.



O suco de limão também poderá ser utilizado devido a presença de vitamina C. Isto irá ajudar a eliminar as sardas ou pelo menos deixá-las mais claras. Misture uma colher de chá de suco de limão com uma colher de chá com água, dilua o suco e aplique somente nas sardas. 



Este tratamento caseiro pode ser usado todos os dias, mas apenas em casa e preferencialmente antes de dormir pois a pele não deve ser exposta ao sol quando o suco de limão for aplicado, pois, neste caso poderia causar mais manchas.

A melhor maneira para tirar as sardas do rosto ou de outras partes do corpo deve ser decidida caso a caso e de preferência com a ajuda de um médico dermatologista. 



A pessoa também pode optar pelo uso da maquiagem para disfarçar as sardas, não para acabar com elas, mas sim apenas para esconde-las. Esta técnica pode ser bastante útil quando se está a fazer o tratamento e os resultados ainda não são os esperados. Use um tom de maquiagem um pouco mais escuro do que a sua pele e irá obter muito bons resultados. (Fonte: www.dicasuteis.com)
Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!