Ultimas

Porque pancada nos testículos dói tanto?

neymar

O saco, ou escroto, é uma região rica em terminações nervosas. Para piorar a situação, os testículos não são protegidos por uma grossa camada de derme, como ocorre com outras áreas de grande sensibilidade no corpo, como a ponta dos dedos. É por isso que, apesar de ambos serem muito sensíveis, um impacto nos testículos dói muito mais do que, por exemplo, bater os dedos na mesa. 

image

Apesar de ser muito sensível à dor, o escroto consegue se preservar de danos maiores por estar suspenso, e pode se retrair tão depressa, que nervos e artérias que seguram as “bolas se enroscam”, impedindo o fluxo de sangue, isso pode causar gangrena… 

image

Mas com uma pancada muito forte, a cápsula que protege os testículos pode se romper e vazar, o que amortece o trauma. Mas, uma pancada nessa região pode provocar um sangramento interno causando inchaço, dor e hematomas. Sem falar no músculo que envolve os testículos (conteúdo interno). Por isso, somente cirurgia pode resolver o problema.

image

OUTRAS CURIOSIDADES:

Em situações de medo, a retração dos testículos vêm de um estímulo de adrenalina. É ela que deixa todo o organismo em estado de defesa, inclusive as bolinhas, que “sobem” pra evitar um possível choque.

image

Para o bom funcionamento da fábrica de espermatozoides, é preciso que os testículos estejam sempre 1ºC abaixo da temperatura corporal, que fica na casa dos 36ºC – 37ºC. Por isso, no frio, o músculo cremaster suspende os bagos para mantê-los quentinhos junto do corpo. No calor, é o contrário.

image

Os testículos se formam ainda no embrião. A princípio, eles ficam dentro da barriga do bebê, perto dos rins. Só ao final da gravidez, descem para o escroto. Na infância, eles têm pouca função, produzindo apenas um pouco de testosterona.

image

É por volta dos 12 anos de idade que os testículos começam a produzir espermatozoides. A pele da região, antes mais clara e lisa, pode escurecer e enrugar, por causa do estica-e-puxa dos testículos.

image

Bom, nem preciso dizer o quanto cigarro, drogas e anabolizantes fazem mal à saúde como um todo e, claro, para os espermatozoides. Pois saiba que, no caso dos anabolizantes, eles podem levar até à atrofia testicular. Ai!… (Fonte: www.diariodebiologia.com)
Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!