Ultimas

Bulimia: culpa, vergonha e arrependimento de se alimentar

bul

Impulsos de comer exageradamente para, logo em seguida, induzir vômitos para se livrar da comida e principalmente do sentimento de culpa. È esse o drama vivido diariamente pelas mulheres que sofrem de Bulimia.

 Mas o que realmente é a Bulimia?

A Bulimia é um transtorno alimentar de origem psíquica, em que a mulher sente culpa e arrependimento após ter se alimentado. Muito comum em mulheres jovens, atinge mais as pessoas que tem verdadeira obsessão pelo controle de peso. Muitas modelos passam por esse problema devido a fortes pressões com relação a seu corpo, que nunca deve estar acima do peso, mesmo que apenas algumas gramas.

image

Toda mulher com Bulimia, se acha sempre acima do peso, mesmo que o espelho lhe prove o contrário e o peso esteja bem abaixo do ideal, se tornado escrava da doença. Além de induzir vômitos, algumas mulheres vão ainda mais além quando resolvem cometer exageros.

image

Sem nenhuma orientação médica, começam a usar remédios para controlar mais ainda o apetite, diuréticos, são adeptas de dietas e jejuns radicais e pobres em nutrientes. Com isso acabam por colocar mais ainda em risco sua saúde. Geralmente, é muito difícil alguém perceber que algo está errado, pois quem sofre com a Bulimia, passa por todos os transtornos de forma solitária, não comenta com ninguém e não costuma deixar que presenciem suas crises.

image

Se estiver em um lugar em que não pode vomitar de imediato, comem muito pouco, ou não comem, alegando um pretexto qualquer. A família deve ficar atenta a comportamentos que levantem suspeitas. Principalmente se a mulher for jovem, tem excesso de vaidade a ponto de cultuar o corpo. Se você tem alguém na família que se encaixa nessa situação de risco, fique atenta.

image
Os seguintes sintomas podem significar Bulimia
- Constante alteração do humor predominando
- Constante irritação sem motivos
- Isolamento social
- Depressão
- Se tornam pessoas ansiosas e inseguras

E atenção: observe se a pessoa sempre logo após as refeições costuma se enfiar demoradamente no banheiro. Pode ser que uma nova sessão de indução de vômitos vai começar. É bom investigar de maneira discreta.

image

As causas da Bulimia são mais associadas a fatores sociais, onde há muita cobrança em relação a padrões que rotulam a beleza como sinônimo de magreza. Caso você conheça ou tem alguém na família que sofra com a Bulimia ou os sintomas citados acima, investigue bem de perto.

É importante saber: A presença de só um ou dois sintomas, não significa que seja realmente a Bulimia, mas deve ser observado com atenção.

image

Caso seja necessário oriente a pessoa a buscar ajuda psicológica, o tratamento é feito com psicoterapia, nutricionista e uso de medicamentos, com devida orientação, prescrição e acompanhamento desses profissionais. (Fonte: www.diariofeminino.com)
Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!