Ultimas

Ser otimista faz muito bem à saúde mental

image

O cérebro parece querer sempre nos deixar para cima, nos afastando de pensamentos negativos. Um novo estudo, publicado na revista Nature Neuroscience, sugere que o cérebro é muito bom no processamento de boas notícias sobre o futuro. Algumas pessoas têm uma visão tão positiva do mundo que praticamente todo o lado negativo das coisas é ignorado.

image

O otimismo é mais do que um estilo de vida. Segundo os pesquisadores, a visão positiva da vida traz benefícios importantes para a saúde. Um estudo que avaliou cerca de 100 mil mulheres demonstrou que as mais otimistas têm um menor risco de morte por doenças cardíacas.

image

Mas quando o otimismo supera o realismo, ele pode causar problemas. Por exemplo, mensagens contra o tabagismo não funcionam com pessoas que pensam que suas chances de desenvolver um câncer ou morrer por causa do cigarro são baixas. 

image

Mesmo que a taxa de divórcio seja de 50%, os otimistas continuarão achando que seus casamentos certamente durarão para sempre, e podem se desiludir no futuro. Para essas pessoas, existe certo de preconceito quanto a informações ruins pelo cérebro.

image

É interessante observar que, mesmo com evidências claras, muitas vezes o cérebro surge com respostas erradas por serem conclusões excessivamente otimistas. O aspecto negativo do otimismo é subestimar os riscos. (fonte: www.hypescience.com)
Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!