Ultimas

Confira aqui como são dadas as notas na ginástica olímpica

G578794_4511114624073_1686890001_n

Os critérios são menos subjetivos do que parecem. É mais ou menos como se o conjunto de movimentos das ginastas fosse uma obra de engenharia: levantar os alicerces obrigatórios rende bônus, mas um azulejo trincado faz a atleta perder preciosos pontos.

jiosdjiosdio

Esse conceito vale para todas as provas de ginástica, mas, para você entender melhor as coisas, vamos nos fixar nas exibições no solo, onde a gaúcha Daiane dos Santos vem dando show. 

dkcxop

A primeira coisa a saber é que os exercícios são classificados por grau de dificuldade, numa escala que vai de "A" (mais fáceis) até "Super E" (mais complexos). 

odfp´v

Um salto mortal simples é um exercício nível "A". Se, durante esse mortal, a ginasta ainda dá um parafuso no ar, girando como um pião, ele já pula para o nível "B", e assim por diante.

kgpofdof

Para obter uma nota 10, a primeira tarefa da atleta é cumprir as "exigências mínimas": ao longo dos 90 segundos de apresentação, ela precisa fazer pelo menos quatro exercícios "A", três "B" e três "C". 

pkoghopfdop

Só por completar isso, leva 2,8 pontos. "Mas as atletas de ponta substituem alguns desses requisitos mínimos por exercícios mais difíceis", diz a ex-ginasta Clarice Morales, presidente da Confederação Paulista de Ginástica. 

kpofgpdsplk

Os "D" e "Super E" usados no lugar de movimentos simples dão bônus, que, no total, podem somar até 1,2 ponto. Se a sequência de exercícios for considerada completa, ela ganha mais 1 ponto. Total até agora: 5 pontos. 

ujfogkj

A outra metade da nota é dada pelo ineditismo dos movimentos e por critérios menos objetivos, como "elegância" e "flexibilidade". Pronto, se tudo estiver ok, temos um 10, certo? Errado. 

ujdsovo

Esse eventual 10 seria só a nota de partida da ginasta, pois, enquanto ela dava piruetas, alguns juízes ficavam de olho só nas falhas dela. Erros como uma aterrissagem ruim podem tirar até 0,5 ponto, enterrando uma apresentação. Então, se você testemunhar uma nota 10 na etapa da Copa do Mundo de ginástica que acontece no Rio até o dia 4 de abril, saiba que viu algo quase impossível. (Postado por O Controle da Mente – Fonte: www.mundoestranho.abril.com.br)
Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!