Ultimas

Exercícios errados causam lesões de coluna e muscúlos

551028_4314746834471_2141095192_n

Praticar atividades físicas é uma maneira inteligente de cuidar da saúde. Tanto, que manter-se longe do sedentarismo é uma das principais recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para ter uma vida longa. Mas não adianta só praticar os exercícios. É preciso saber executar os movimentos de maneira correta, para evitar dores e lesões.

kodsoc

O professor de educação física Gabriel Negrelli explica que o ideal é que toda atividade física seja acompanhada por um profissional, que vai orientar o aluno e evitar que ele faça as atividades de forma equivocada.

uvjsdikv

"Quando a pessoa faz o exercício errado, corre o risco de sobrecarregar alguma articulação ou região muscular que não é para ser utilizada naquele momento. Assim, ela pode ter tendinite, dores na região lombar, problemas posturais, ou uma lesão de articulação ou musculatura.”

hbkgknldfk

Além disso, se não executar a atividade corretamente, diminui a possibilidade de se alcançar o resultado desejado, já que a musculatura não é trabalhada da forma correta.

iodfiogvkl

Um erro comum praticado por quem malha sozinho ocorre durante a execução do abdominal. Muitas pessoas empurram o pescoço para baixo e encostam o queixo no peito, na hora de subir o tronco. Além de acabar com as chances de garantir uma barriga de tanquinho, esse erro pode causar lesões na coluna e dores no pescoço.

hgvjck

O certo e o errado da malhação

Errado Se a coluna não estiver reta durante a execução da atividade, você pode causar dores e lesões na região lombar, além de não concentrar o exercício na musculatura que deve ser trabalhada.

Certo Ao executar a atividade corretamente, com a coluna reta, você pode exercitar, além do bíceps, o peito, ombros e tríceps. O ideal é contrair quadril e abdomen para garantir a postura correta.

Errado
Se você empurrar o pescoço para baixo e encostar o queixo no peitoral na hora de subir o tronco, pode causar lesões na coluna e dores na musculatura do pescoço. Além disso, seu exercício não vai fazer o efeito desejado.

Certo A execução correta do abdominal é subir o pescoço alinhado com o tronco, olhando para cima. A posição correta protege a coluna e o pescoço, além de tornar o exercício mais eficiente.

Errado Os joelhos nunca devem passar a direção da ponta dos pés, para não forçar a articulação.

Certo O joelho deve ser flexionado até 90 graus, sem ultrapassar a ponta dos pés. Coluna ereta.

Errado Para aguentar o excesso de peso, o aluno desloca o cotovelo para a frente e compromete a execução.

Certo O braço deve ficar paralelo ao corpo, sem deslocar o cotovelo, para concentrar a força no bíceps. (Postado por O Controle da Mente – Fonte: www.gazetaonline.globo.com)
Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!