Ultimas

Você pode ser sonâmbulo e não sabe!

sleepwalking-man

O sonambulismo é um fenômeno intrigante. Como uma pessoa pode estar inconsciente e, ainda assim, coordenar seus membros de forma que seja possível andar, falar e até, ocasionalmente, dirigir?
 
Por que as pessoas se tornam sonâmbulas?
As pessoas costumavam pensar que os sonâmbulos estavam colocando em prática os seus sonhos. Outra idéia era a de que o sonambulismo tivesse alguma relação com a epilepsia, histeria, distúrbios dissociativos ou mesmo nossos desejos secretos. 

A verdade é que ninguém sabe exatamente o que causa o sonambulismo, mas discutiremos algumas possibilidades. 

Mencionamos anteriormente que o sonambulismo ocorre nos estágios mais profundos do sono, os estágios 3 e 4, quando as ondas cerebrais são muito lentas. Durante o dia, o cérebro é uma colméia de atividade mas, durante o sono não-REM, ocorre o contrário. O corpo, no entanto, continua ativo e não se aquietou completamente da agitação vivida ao longo do dia. O que temos, portanto, é um corpo ainda capaz de movimento acoplado a um cérebro sonolento. 

Brain activity and sleep

Estágios do sono

Os profissionais de saúde mental se referem ao sonambulismo como um "distúrbio de excitação", o que significa que alguma coisa faz com que o cérebro desperte do sono profundo, deixando a pessoa em um estado de transição entre o sono e a vigília. 

O fato de que a maioria dos sonâmbulos são crianças é significativo, especialmente porque o problema desaparece com o crescimento. O cérebro de uma criança se desenvolve com muita rapidez e está programado para aceitar toda espécie de estímulo. Bebês crescem e se tornam alunos de jardim de infância em apenas cinco anos - você acredita que terá desenvolvimento cerebral equivalente como adulto, nos próximos cinco anos?

Há quem sugira que o cérebro da criança é simplesmente imaturo demais para compreender os ciclos de sono e vigília. Outros propõem que, dado o rápido desenvolvimento das crianças, talvez certas áreas do cérebro superem outras em termos de desenvolvimento, ou determinados aspectos de desenvolvimento ganhem precedência. 

O sono não-REM também é o período em que o corpo age para reparar os danos sofridos e libera hormônios, entre os quais os hormônios do crescimento. É possível que a liberação de hormônios tenha alguma relação com a excitação que desperta alguém do sono.

A maioria dos sonâmbulos adultos já o eram quando crianças - o problema raramente surge na idade adulta, a não ser como sintoma de outro problema. As crianças tendem a passar por mais casos de sonambulismo se estiverem fatigadas ou estressadas. Os mesmos fatores se aplicam aos adultos, mas determinados medicamentos, o uso de álcool e doenças que causem febre também podem contribuir. 
 
Assassinos sonâmbulos
Scott Falater in prison uniform

Alguns sonâmbulos vão além de passear pela casa durante o sono. Um homem de Manchester chamado Jules Lowe assassinou o pai enquanto dormia e foi inocentado. Scott Falater, um morador do Arizona, usou o sonambulismo como defesa depois de esfaquear a mulher 44 vezes, mas foi considerado culpado. Não se trata de casos isolados. O psiquiatra Peter Fenwick reporta casos de homicídio cometido por sonâmbulos desde o ano 1600, quando um cavaleiro esfaqueou um amigo e foi considerado culpado [fonte: Fenwick]. A primeira menção a alguém absolvido de uma acusação de homicídio devido a sonambulismo, nos Estados Unidos, parece ser o caso de Albert Tirrell, acusado de assassinar sua amante em 1846. (Postado por O Controle da Mente – Fonte: www.saude.hsw.uol.com.br)
Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!