Ultimas

Encontrada múmia mais bem conservada do mundo

impactantes5_040

Arqueólogos egípcios descobriram a múmia mais bem conservada do mundo em um sarcófago da necrópole da cidade histórica de Saqqara, no sul do Cairo, divulgou em comunicado nesta quarta-feira o Conselho Supremo de Antiguidades.

O sarcófago foi encontrado em uma câmara mortuária que continha 30 múmias com cerca de 2,6 mil anos, datadas da dinastia XXVI. As informações são do diário espanhol La Vanguardia.

jpsdf´pfdposa

Segundo o responsável pelas escavações e chefe da instituição, Zahi Hawass, a múmia está "completamente preservada no melhor estado possível" e poderia abrigar entre suas camadas de linho em torno de 100 amuletos usados para proteger os mortos.

hjifdopkogf

Um cão mumificado, que era enterrado para trazer sorte e acompanhar a pessoa na outra vida, também foi identificado no local.

jhposiogfopapo

A tumba faraônica, onde as múmias foram descobertas, tem cerca de 4,3 mil anos e foi aberta pelos arqueólogos no início desta semana. O espaço data da sexta dinastia e pertenceu ao sacerdote Senjem, que viveu durante o Império Antigo (2575-2150 a.C).

Feita de pedra calcária e localizada na zona de Gisr al Modir, ao oeste da pirâmide escalonada, foi construída para o faraó Zoser (2.650 a.C) pelo arquiteto e médico Imhotep.

opdspop´ds´p

A cidade de Saqqara abriga a necrópole dos primeiros faraós egípcios e possui as tumbas mais antigas do país, em uma área arqueológica com mais de 7 km². (Postado por O Controle da Mente – Fonte: notícias.terra.com.br)
Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!