Ultimas

Obesidade é doença, não existe gordo saudável!

uosduioio0

Estima-se que, no Brasil, cerca de 40% da população está acima do peso ou é obesa. A obesidade é reconhecida pela OMS - Organização Mundial de Saúde como doença grave, que atinge proporções epidêmicas no mundo, e é fator de risco para doenças cardiovasculares, hipertensão, colesterol elevado e diabetes.  

Até mesmo graus menores de sobrepeso podem levar indivíduos susceptíveis a desenvolver doenças.

ojioipfopdsfpo

A obesidade é a principal causa de diabetes e triplica as chances de desenvolver a doença. Pessoas não diabéticas, mas com antecedentes familiares, podem prevenir, ou retardar o aparecimento do diabetes, perdendo peso. Quando a doença já está estabelecida, emagrecer pode reduzir a necessidade de medicação.

jiofopdsopfgop

A gordura também é importante fator de risco para hipertensão, estima-se que a obesidade seja responsável por um terço dos casos. O risco de ser hipertenso aumenta 50% em pessoas com sobrepeso. Perder dez quilos reduz em 26% o risco de ter pressão alta. Para o tratamento, o hipertenso deve chegar ao peso ideal.

pkjokopkpo

A obesidade é ainda fator de risco para dislipidemia, aumentando colesterol, triglicérides e reduzindo a fração boa do colesterol. A perda de peso reduz o nível de gordura no sangue e o risco cardiovascular. Outras doenças também estão associadas à obesidade, como algumas formas de câncer, doenças respiratórias, cálculo biliar e doenças ósteo-articulares. Existe ainda o aspecto psicológico, relacionado a estigmatização do obeso, o que leva a quadros depressivos, diminuição da auto estima e do relacionamento social.

iodsiofiodso

A prevenção da obesidade passa por ações educativas, controle da propaganda de alimentos não saudáveis, reciclagem de profissionais de saúde, apoio à produção e comercialização de alimentos saudáveis e planejamento urbano, privilegiando o deslocamento a pé e criando áreas para pratica de atividades físicas. (Postado por O Controle da Mente – Fonte: nutricaoclinica.com.br)
Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!