Ultimas

Veja as 10 espécies de bichos descobertas em 2012

pkjdf´kpsdfpko

Variedades incluem animais brasileiros e estrangeiros. Lista tem 'macaco loiro', minissapo e morcego.

Em um mundo cada vez mais povoado, com menos florestas e habitats intocados, supreende a grande quantidade de novas espécies que os biólogos conseguem identificar a cada ano. Em 2012, mais uma vez as publicações científicas vieram recheadas de descobertas de animais com características únicas.

Algumas das espécies identificadas já estão ameaçadas pela ação humana, outras ganharam nomes em homenagem a personalidades. Confira abaixo algumas das novas espécies que foram destaque no ano que passou:

Macaco 'loiro' é tímido, tem corpo esguio e é herbívoro, segundo cientistas (Foto: Reprodução/"PLoS One")

(Esta nova espécie de 'macaco 'loiro' é tímido, tem corpo esguio e é herbívoro, segundo cientistas. Ele foi identificado na floresta da República Democrática do Congo e ganhou o nome de Cercopithecus lomamiensis).

Animal que lembra uma centopeia também foi encontrado no Monte Kinabalu, na Malásia (Foto: Joris Van Alphen/Naturalis)

(Uma expedição à parte malaia da Ilha de Bornéu, rendeu a descoberta de cerca de 160 novas espécies, inclusive esse animal que lembra uma centopeia. Os pesquisadores exploraram a região do  Monte Kinabalu, o mais alto da Malásia).

O sapo-cowboy (Hypsiboas sp.) pode ser uma espécie nova para a ciência. Ele foi encontrado durante expedição do Programa de Avaliação Rápida da Conversation International, no Suriname, entre agosto e setembro de 2010. (Foto: Paul Ouboter)

(Esta rã foi encontrada durante expedição do Programa de Avaliação Rápida da Conversation International, no Suriname).

Nova espécie de sapo 'Melanophryniscus setiba' (Foto: Pedro Peloso/Divulgação)

(Este minissapo, batizado de  'Melanophryniscus setiba’, vive numa reserva da Mata Atlântica no Espírito Santo).

Rã encontrada em parque estadual do Rio de Janeiro se "disfarça" em pedras de cachoeira (Foto: Hélio Ricardo da Silva/UFRRJ/Divulgação)

(Rã encontrada em parque estadual do Rio de Janeiro se "disfarça" em pedras de cachoeira).

Espécie de briozoário 'Bugula bowiei', identificada por cientistas no litoral brasileiro (Foto: Reprodução/"PLoS One")

(Cientistas da USP identificaram uma nova espécie de briozoário, pequeno animal invertebrado que forma colônias em pedras no mar, no litoral brasileiro, e resolveram homenagear o músico David Bowie chamando a variedade de 'Bugula bowiei').

Imagem de exemplar macho da espécie 'Eulaema quadragintanovem', abelha cujo nome é uma homenagem à passagem do jogador Ronaldinho Gaúcho pelo Atlético Mineiro. (Foto: Divulgação/André Nemésio)

(Imagem de exemplar macho da espécie 'Eulaema quadragintanovem', abelha cujo nome é uma homenagem à passagem do jogador Ronaldinho Gaúcho pelo Atlético Mineiro. 'Quadragintanovem' representa o número 49, usado pelo atleta em suas partidas pela equipe mineira).

'Typhochlaena costae', tarântula encontrada em Palmas, no Tocantins, segundo o estudo (Foto: Reprodução/'ZooKeys')

('Typhochlaena costae', tarântula encontrada no Tocantins por pesquisador do Instituto Butantan).

O pedreiro-do-Espinhaço, ave encontrada na região central de Minas Gerais (Foto: Divulgação/Guilherme Freitas)

(O pedreiro-do-Espinhaço, espécie de ave encontrada na região central de Minas Gerais).

O Dryadonycteris capixaba é a nova espécie de morcego descoberta em Linhares, no Espírito Santo (Foto: Divulgação/ Reserva Natural da Vale)

(A  'Dryadonycteris capixaba' é uma nova espécie de morcego descoberta em Linhares, no Espírito Santo). (Postado por O Controle da Mente – Fonte: g1.globo.com)
Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!