Ultimas

Sauna traz benefícios para uma vida saudável?

joioipdfsop

Frequentar a sauna para muitas pessoas é considerado um hábito que traz diversos benefícios para a saúde. No entanto, o que poucos sabem é que ficar exposto ao calor destas salas não representa um tratamento para o nosso organismo.
 
A sauna pode, sim, ser considerada uma forma de lazer, além de uma alternativa para desestressar.

jkdfkldsf

"A sauna é saudável porque promove o relaxamento muscular, mas não há nenhum trabalho científico que comprove os benefícios dela para a saúde", explica André Pedrinelli, ortopedista especializado em medicina do esporte.

Outro possível ponto positivo da sauna está relacionado ao coração. "A sauna úmida provoca um trabalho cardíaco mais forte, já que a pessoa tem dificuldade em transpirar devido à grande umidade do ambiente. Mas, isso não pode de forma alguma ser considerado um exercício aeróbico, não promove melhoras significativas do condicionamento cardiovascular", explica Pedrinelli.

fgkjlkjlsd

Uma crença muito forte diz que, por meio da transpiração, a sauna promove uma limpeza dos poros. De acordo com a dermatologista da Unifesp Samira Yarak, isso é apenas um mito. "Não há melhorias na pele, pelo contrário, o calor, por causar a dilatação dos vasos e das glândulas, deixa a pele vermelha, com o aspecto de irritada", explica.

jokkjkpldfs

Há ainda outro "inimigo dermatológico" presente nas saunas, os fungos. "Corre-se o risco de pegar uma micose", afirma Samira. E, ainda, para quem tem cabelos oleosos, o calor agrava o problema. "O vapor quente piora a seborréia", diz a dermatologista.

okjfopdfpkosdv

Para Oliver Nascimento, pneumologista da Unifesp, as saunas promovem benefícios em casos de congestionamento nasal, uma vez que o vapor ajuda a dissolver a secreção. Mas para doenças crônicas, como bronquite e asma, não há nenhum efeito positivo comprovado. "A sauna não é contra-indicada, mas também não é uma orientação médica", relata.

ojdfoppo

Contra-indicações

Algumas pessoas podem se sentir desconfortáveis quando expostas ao calor presente nas saunas. Isso ocorre principalmente com quem possui pressão baixa e em pacientes com problemas cardíacos. Esses dois grupos devem evitá-la.

knvjklcvklcvx

Outra contra-indicação, segundo André Pedrinelli, é para as pessoas que irão passar por um grande desgaste físico. "Não dá para fazer sauna no mesmo dia que for participar de uma competição, porque ela desidrata e relaxa o atleta", explica. "A sauna, assim como qualquer coisa quente, é um vasodilatador", afirma Walter Campos Jr., angiologista do Instituto H. Ellis. Por isso, quem possui varizes também deve evitar essa prática. "As varizes não irão aumentar, mas os sintomas, como o inchaço, sim", diz o angiologista.

klfbgsa

Uma prática cultural

Mesmo com os questionamentos sobre os benefícios da sauna, é grande o grupo de pessoas que não abre mão de gastar uns minutos no calor de uma sala fechada. Este é o caso do consultor em tecnologia da informação Fernando Berci Luiz, 25 anos. "Depois da sauna, a pele fica mais lisa, me sinto mais leve, com as energias repostas. É relaxante. Não sei se isso é psicológico, mas é a sensação que tenho", descreve.

pfddfkl

"A sauna é cultural. Se a pessoa gosta e se sente bem, não vejo nenhum problema. Mas não há porque prescrevê-la para um paciente", define Pedrinelli. (Postado por O Controle da Mente – Fonte: saude.terra.com.br)
Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!