Ultimas

Essa é pra você que é rival da Argentina!

image

Por que Brasil e Argentina cultivam tão grande rivalidade no futebol?

Em nosso estudo, constatamos que brasileiros e argentinos primeiro desejam seu próprio triunfo, depois a derrota do vizinho, o suposto “hermano”. A única diferença é que a seleção argentina tem dois clássicos. A Inglaterra, por razões históricas e políticas, é tão rival da Argentina quanto o Brasil. O único caso em que os argentinos querem o triunfo brasileiro é contra a Inglaterra.

selecao_argentina_de_gostosas_e_gostosinhas_com_a_bunda_pra_nos

O que significa para os argentinos um jogo contra o Brasil?

Joga-se pelo prestígio e pela honra. Os dois países, lamentavelmente, competiram ao longo do século 20 pela hegemonia sul-americana. Com o Mercosul e o relativo êxito do Brasil frente à crise argentina, a competição continua existindo, mesmo que de maneira menos confrontativa. O futebol é o âmbito em que essa competição está moralmente autorizada. Trata-se de licença moral de enfrentamento entre os dois países.

AA 140

Quais são as semelhanças e diferenças entre as sociedades argentina e brasileira?

Os dois países viveram tensões complexas entre seus Estados e sociedades, entre as pretensões de modernização e suas frustrações. Mas, comparativamente, o Brasil é um país de mais continuidade política, enquanto a Argentina enfrenta crises econômicas e políticas cíclicas. Isso marca muitos elementos culturais. Contrastando as duas sociedades, o Brasil é o país dos matizes políticos, étnicos, dos sentimentos que os cidadãos têm a respeito da nação. Os brasileiros têm uma visão mais positiva de seu país que os argentinos. Essa descontinuidade argentina torna-a um país mais binário, com menos matizes. Somos conhecidos como soberbos e é frequente escutar que falamos de maneira exagerada de nosso próprio país. Mas o que não se sabe é que os argentinos também falam muito mal, todos os dias, do país, dos políticos, da produção, o que gera situações de autodifamação.

image

Como os dois países podem aproximar suas relações sociais?

Quando os argentinos viajam ao Brasil, quebram o estereótipo de país do carvanal; vêem a produção e a modernidade brasileira. Quando os brasileiros viajam à Argentina – a Buenos Aires, à Patagônia – se surpreendem com o uso do espaço público, com a menor violência e desigualdade social. Os argentinos são muito mais cordiais do que imaginam os brasileiros; menos soberbos do que indica o estereótipo. Geralmente, a música brasileira viaja bem à Argentina. O cinema, ao contrário, se vê pouco. São países que se deram as costas durante muito tempo e têm muito a aprender um do outro. Para conseguir isso, a idéia de “hermanos” não é boa. É melhor reconhecer que temos estereótipos, preconceitos e ignorância. Assim podemos mudar. (Postado por O Controle da Mente – Fonte: www.ufmg.br)

Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!