Ultimas

Confira as farsas que rolam na internet

kjçlkçokçl

Não é de hoje que recebemos e-mails com informações de produtos que fazem mal a saúde, histórias sinistras ou vírus que deletam nosso HD. resolvemos, então, separar uma coletânea de histórias que já nos deixaram com a pulga atrás da orelha.

Confira abaixo nossa listinha:

1 – O turista do World Trade Center
turista

Após os atentados de 11 de setembro, surgiu uma foto de um turista em cima de uma das torres gêmeas com um avião bem próximo da torre, momentos antes dos ataques terroristas. Na verdade, trata-se de uma montagem. O avião que se chocou é um Boeing 767, e o que é mostrado na foto é um 757. Além disso, a foto mostra o avião se aproximando da torre norte, que, no entanto, não tinha ponto de observação para turistas.

2 – Vírus do ursinho
ursinho

E-mails circularam dizendo que o aplicativo “jdbgmgr.exe”, que possui um ursinho como ícone, era um vírus e que deveria ser apagado imediatamente do computador. O arquivo em questão não era vírus, mas sim um componente necessário do Windows.

3 – Microsoft Firefox
firefox

Uma montagem muito bem elaborada de um site mostrava o novo Microsoft Firefox 2007 Professional. A montagem era tão bem feita que muitos usuários acreditaram.

4 – A cobra do McDonald’s
mc

A história era a seguinte: uma criança, que estava brincando em uma piscina de bolinhas de um restaurante da rede McDonald’s em Goiânia, reclamou várias vezes para a supervisora do brinquedo de que havia tomado choque, porém a funcionária alegou que o brinquedo não tinha nenhum tipo de ligação elétrica. Na terceira vez que a menina reclamou, desmaiou. A criança morreu por envenenamento e após esvaziarem a piscina de bolinhas, acharam um ninho de cobras no local. Tal fato teria, segundo a lenda urbana, provocado o fechamento de quase todos os estabelecimentos da rede na cidade.

Esse boato surgiu nos EUA. A mesma história se repete inúmeras vezes, com algumas pequenas mudanças. Sites tomaram conhecimento do assunto, investigaram e chegaram à conclusão de que tudo não passava de mais uma farsa.

5 – Coca-cola light + Mentos
cocamentos1

Várias pessoas receberam um e-mail relatando o caso de uma pessoa que havia ingerido Coca-cola light com uma pastilha Mentos sabor hortelã e morrido. Segundo o e-mail, a junção desses produtos ocasionava uma explosão. Mais uma mentira. O especialista da USP que é citado no e-mail não existe. 

A Coca-cola divulgou uma nota afirmando que “(…) ao ingerir uma bebida gasosa, esta entra em contato com a comida e o máximo que pode ocorrer é uma pequena expansão do gás dentro da boca, que se dissipa rapidamente, não ocorrendo nada com intensidade semelhante ao experimento que se observa na internet.”

6 – Leite Longa Vida
leite2

A mensagem dizia que o número que fica na parte inferior das embalagens de leite indica a quantidade de vezes que o leite foi retomado, repasteurizado e colocado à venda novamente. Pela lei, o leite cru não pode sofrer duas vezes tratamento térmico. Em termos econômicos, repasteurizar o leite sairia muito mais caro para as empresas. A Tetra Pak divulgou uma nota desmentindo o caso, afirmando que o número em questão é impresso no momento da produção da embalagem e refere-se ao posicionamento da bobina utilizada.

7 – Agulhas contaminadas
agulha

Em 1998, circularam e-mails dizendo que um indivíduo foi ao cinema, sentou-se em uma poltrona e foi espetado por uma agulha. Junto desta havia um bilhete dizendo que a pessoa acabara de contrair o vírus HIV. Segundo a Dra. Vânia Maria Bessa Ferreira, no fórum do site da Ong Viva Cazuza, “só haveria risco, ainda que teórico, se esse objeto fosse uma agulha contendo sangue contaminado. Ainda assim, a passagem da agulha pela roupa teria eliminado o sangue. Portanto, não há com o que se preocupar.”

8 O e-mail nigeriano 419
download

“Caro Sr.”, começa. “Antes de mais nada, peço um momento de confiança nessa troca. Deixe-me começar me apresentando apropriadamente…”. Certamente você já recebeu um desses e-mails secretos e confidenciais prometendo uma grande recompensa para ajudar alguém a trazer dinheiro para o país.
Tudo que você precisa fazer é confiar a essa pessoa informações quase nada confidenciais, como o número do seu banco e da sua conta.

Trata-se do golpe Nigeriano, também conhecido como fraude avançada ou golpe 419 (chamado assim por causa do número do artigo do código criminal nigeriano a que se aplica esse tipo de prática).

Os pioneiros desse esquema apareceram em forma de cartas de fax – e ainda estão por aí. Mesmo aqueles que se acham mais espertos caem no golpe (entre as vítimas, figura até gente famosa).

9 Autópsia do ET em Roswell, Novo México
et

Roswell, Novo México, marco zero das controvérsias sobre OVNIS. É também o local onde o filme de uma autópsia de um ET foi filmado há 60 anos. Diz a história que um disco voador caiu nessa área e o governo dos EUA fez uma autópsia às pressas no alienígena.

Em meados da década de 1990, indivíduos anônimos “descobriram” o filme secreto e o revelaram para esclarecimento do público não informado. Parece bem real, não é? Em 2006 veio a revelação de que o filme é uma farsa criada em 1995 por John Humphreys, um animador inglês que fez tudo em seu apartamento.

10 – Criança doente precisa de ajuda
kjçlkçokçl

Essa farsa tinha ares de realidade. Tudo começou em 1989, quando Craig Shergold, uma criança de nove anos diagnosticada com câncer, pensou numa forma de realizar seu sonho de entrar para o Guiness Book. Craig pediu que as pessoas lhe enviassem cartões de agradecimento e elas assim o fizeram.

Em 1991, 33 milhões de cartões já tinham sido enviados, superando de longe o recorde anterior. Contudo, ironicamente, o site do livro de recordes não contém e nem menciona nada a respeito de Craig Shergold como a “pessoa que mais recebeu cartões de lembrança no mundo” – provavelmente, porque eles não querem encorajar ninguém a tentar superar essa marca.

Felizmente, os médicos conseguiram remover o tumor e Craig hoje é um adulto saudável. Porém, seu pedido por cartões se transformou numa brincadeira sem fim. Variações do tema incluem uma menina morrendo de câncer e um garoto com leucemia querendo começar uma corrente de cartas eterna.

Uma delas traz uma garota com queimaduras supostamente adquiridas num incêndio no WalMart e alega que a America OnLine vai custear os gastos médicos somente se “você enviar este e-mail para TODOS QUE VOCÊ CONHEÇA”. Já basta para sacar que se trata de uma farsa.

A maioria dessas farsas são muito mais muito antigas e, mesmo assim, tem pessoas que acreditam nisso. Isso que acaba tornando a internet um meio de comunicação não tão confiável! (Postado por O Controle da Mente – Fonte: blog.indicalink.com)
Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!