Ultimas

5 fatos curiosos sobre os seus órgãos

image

Você sabia que seu cérebro pode guardar até 3 mil terabites de informação e que o ácido do seu estômago dissolve lâminas de barbear?

Apesar de centenas de anos de estudo sobre o organismo humano, os médicos do mundo todo ainda não conseguem desvendar todos os segredos que ele guarda — e esse é um dos motivos de os cientistas estudarem tanto para desenvolver a Medicina.

Por conta disso, há diversos fatos interessantes sobre o corpo humano que grande parte das pessoas ainda não sabe — e o número de curiosidades não é pequeno. Dessa maneira, montamos uma lista com cinco fatos interessantes sobre o seu organismo.

Você está preparado? Pode ser que você se espante com algumas coisas que acontecem dentro do seu próprio corpo.

1. O cérebro e a lâmpada

Sabe quando um personagem de desenho tem uma ideia e uma lâmpada aparece sobre a cabeça dele? Apesar de fantasiosa, essa imagem não está tão distante assim da realidade, pois o seu cérebro gera energia o suficiente para alimentar uma lâmpada elétrica de 10 watts — e isso acontece mesmo enquanto você está dormindo.

2. Memória para dar e vender

O seu cérebro é um órgão incrível, com um processamento de informação maior do que o de qualquer supercomputador. Além disso, ele também é capaz de guardar cerca de 3 mil terabites de dados na sua memória, o que representa cinco vezes o tamanho de toda a Enciclopédia Britânica. Impressionante, não é?

3. Sim, é ácido de verdade

Por estar dentro do seu organismo, você pode pensar que o ácido estomacal não é tão “potente” assim, não é mesmo? Acontece que essa substância tem a capacidade de dissolver totalmente lâminas de barbear e outros tipos de metais leves — só não vá sair comendo chaves ou moedas somente para fazer um teste.

4. Veias que rodam o mundo

Os cientistas estimam que o seu corpo tenha cerca de 96 mil quilômetros só de veias. Essa extensão, por si só, já é algo incrível, mas quando comparada com outras medidas ela fica ainda mais espantosa. Para você ter uma ideia, a circunferência da Terra é de 40 mil quilômetros, de modo que seus vasos sanguíneos podem dar mais de duas voltas nela.

5. Órgãos dispensáveis

Se você comparar o organismo humano com o de outros animais, pode parecer que o seu corpo é bastante frágil. Acontece que ele é mais forte do que você pensa, pois é possível retirar vários órgãos e continuar vivendo, como o estômago, um rim, 75% do fígado, um pulmão e quase tudo que está na área pélvica — é lógico que você não se sentiria bem, mas ainda continuaria vivo. (Postado por O Controle da Mente – Fonte: blogs.98fmcuritiba.com.br)

Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!