Ultimas

Macaco com cara de Michael Jackson é atração na Ásia

A 300

Nova espécie de macaco com nariz arrebitado e parecido com Michael Jackson foi encontrado em Mianmar (Antiga Birmânia).

Uma nova espécie de macaco com nariz arrebitado foi catalogada em Mianmar, no sudeste asiático, por uma equipe internacional de estudiosos de primatas, segundo informações da revista científica American Journal of Primatology divulgadas nesta quarta-feira.

A espécie Rhinopithecus strykeri foi achada em uma região florestal de difícil acesso no extremo norte do país, região pertencente ao estado de Kachin. Há apenas de 260 a 300 indivíduos no local, o que torna a espécie ameaçada de extinção. Os birmaneses conhecem o mamífero como "mey nowoah".

Macaco nariz arrebitado

A espécie recém-catalogada de macaco é representada nesta foto, mostrando o nariz arrebitado, que faz o primata espirrar quando chove. O mamífero também apresenta uma longa cauda, barba e orelhas brancas. De cor preta, o primata possui uma longa cauda, maior que o comprimento do restante do corpo, barba e orelhas com pontas brancas.

A combinação das chuvas fortes na região com o nariz peculiar do macaco tornaram possível a identificação por parte de caçadores, já que o animal espirra quando a água entra no órgão. Para se proteger do incômodo, o primata procura manter a cabeça entre as pernas.

Segundo conservacionistas, o risco de extinção da população do mamífero está ligado à construção de estradas, patrocinadas por empresas chinesas que chegam à região atualmente. (Postado por O Controle da Mente – Fonte: G1)

Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!