Ultimas

Quantos anos você acha que vai viver? Faça o teste!

k

Este simples teste poderia responder a uma pergunta que muitos de nós fazemos volta e meia na vida: quanto tempo vamos viver? Um médico brasileiro, Claudio Gil Araújo, criou um simples teste que permite conhecer o estado geral de saúde e deduzir disso a expectativa de vida. Lógico que esse cálculo é uma aproximação e serve mais para alertar as pessoas quanto à necessidade de cuidar de sua saúde do que ter algum efeito futurologia.

Há três fatores analisados neste simples teste: equilíbrio, força e flexibilidade. A pessoa precisa ficar de pé em alguma superfície plana e depois sentar no chão (em posição de lótus) sem utilizar as mãos para apoiar-se. A segunda etapa do teste consiste em ficar de pé, mais uma vez sem qualquer tipo de apoio.

Tudo isso porque equilíbrio, força e flexibilidade são três coisas que estão presentes em nossa habilidade motora em grau variável durante toda a vida. Eles são os reguladores do equilíbrio motriz e, à medida que envelhecemos, refletem a saúde de nossa coordenação psicomotora. o médico Claudio Gil observou que seus pacientes idosos tinham dificuldades com simples testes de equilíbrio e que os problemas de condição física costumam implicar um aumento no risco de cair acidentalmente e sofrer lesões que prejudicam a qualidade e expectativa de vida.

Entenda como aplicar e interpretar o teste:

Claudio Gil aplicou este teste em mais de 2 mil pacientes com idades entre 51 e 80 anos, e descobriu que as pessoas que obtinham menos de 8 pontos de qualificação tinham o dobro de probabilidades de morrer durante os próximos seis anos; os que obtivessem três pontos ou menos tinham cinco vezes mais probabilidades de morrer durante esse período de tempo. Em suma, cada ponto obtido no teste representa uns 21% de diminuição na probabilidade de morte.

clip_image001

Ao fazer o teste você terá uma qualificação em escala de 1 a 10: 5 pontos para sentar-se e 5 pontos para levantar-se. Cada vez que você precisar usar braços ou joelhos para ajudar a se apoiar, deve subtrair um ponto dos 10 possíveis. E meio ponto deve ser subtraído a cada vez que perder o equilíbrio ou quando a fluidez do movimento se tornar instável.

Para os que tem menos de 50 anos, esta prova pode dar uma ideia geral do estado de saúde. Se você tem menos de 50 anos e já mostra alguma dificuldade nesta tarefa, provavelmente este seja o sinal de que está precisando realizar algumas mudanças em seus hábitos de vida, como exercitar-se, alimentar-se de forma mais saudável.

Tá preparado? Veja o vídeo e faça a prova. Depois, comente a sua pontuação:

(Postado por O Controle da Mente – Fonte: xonei.com)

Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!