Ultimas

Confira o que a diabetes pode fazer em apenas 10 dias

image

No final do ano passado, a Federação Internacional de Diabetes publicou a quinta edição de seu atlas que mostra o quadro atual da doença em escala global. Dos dados levantados pela instituição, vários são alarmantes. Atualmente, há no mundo 371 milhões de pessoas portadoras de diabetes com idades entre 20 e 79 anos – e este número é crescente em todos os países. Além disso, metade das pessoas portadoras deste mal desconhece a sua condição. Por último, o Brasil ocupa a quarta posição entre os países com maior prevalência de diabetes: 13.4 milhões de pessoas, o que corresponde a aproximadamente 6.5% da população entre 20 e 79 anos de idade.

Levando tudo isso em conta, não parece um exagero continuar alertando a população para os riscos que a doença oferece e os cuidados que ela requer. As imagens que ilustram esta matéria mostram os terríveis danos que a diabetes pode causar ao corpo em apenas uma questão de dias.

Elas foram tiradas por um homem de 50 anos que havia desenvolvido lesões em seus pés depois que seus sapatos novos o machucaram. O homem, que era obeso, não tinha ideia de que estava sofrendo de diabetes.

krokodil-pernas-feridas

As pequenas lesões rapidamente se transformaram em uma infecção plenamente desenvolvida. Dentro de alguns dias, o seu pé direito estava preto, soltando pus e precisando urgentemente de procedimento cirúrgico. Sua história, relatada na revista “New England Journal of Medicine”, destaca o impacto devastador que a diabetes pode ter em todas as partes do corpo – especialmente nos pés.

Segundo a organização não governamental britânica Diabetes UK, a cada 30 segundos alguém no mundo com a doença tem um membro inferior amputado. Pessoas com diabetes têm maior probabilidade de serem internadas com uma úlcera no pé do que com qualquer outra complicação.

Isso ocorre porque a doença pode levar à má circulação e sensação reduzida nos pés – ou seja, pacientes, como este homem, não sentem quando seus pés estão doloridos ou entrando em atrito com alguma coisa. Eles podem desenvolver uma bolha ou uma queimadura pequena sem perceber, aumentando a probabilidade do desenvolvimento de ferida e, em seguida, de serem infectadas. A má circulação também significa que as feridas não se curam tão bem.

iu

Relatando o caso, os médicos do Hospital da Universidade de Genebra, na Suíça, disseram que o paciente chegou no hospital 10 dias após o início da infecção. Só então foi descoberto que ele sofria de diabetes e neuropatia periférica – que causa danos nos nervos das extremidades (como os braços, mãos, pernas e pés). A condição é normalmente vista em pacientes com níveis de açúcar mal controlados, como ele teria tido já que não tinha sido diagnosticado até então.

A neuropatia periférica afeta 70% das pessoas com diabetes e é uma das muitas razões pelas quais a doença deve ser levada a sério. Um bom exemplo do motivo para isto é a rapidez com que as infeções do pé se desenvolvem nestas pessoas.

O homem tinha fotografado a lesão duas vezes por dia e inicialmente esperava que o ferimento fosse curar por si só. As fotografias documentam a velocidade na qual a infecção se instalou. No primeiro dia, a pele ficou vermelha, devido à infecção. No terceiro dia, bolhas apareceram e, quando chegou ao sexto, tornou-se um abcesso e o tecido já estava morrendo. Por volta do dia 10, era uma ferida infecciosa de aparência horrível e necessitando de cirurgia.

nh

Após a cirurgia para remover a pele morta do ferimento e um tratamento com antibióticos por três semanas, a infecção foi curada. O homem também perdeu uma quantidade considerável de peso para ajudar a manter seu diabetes sob controle, conforme os médicos relataram.

Fique atento! Os sinais clássicos de uma infecção incluem a pele tornando-se rosa ou vermelho brilhante e ficando inchada, além de uma sensação de calor ao toque e a liberação de pus amarelo/verde, que consiste de células mortas e micro-organismos.

Para mais informações, visite o portal ADJ Diabetes, mantido por uma associação brasileira que fornece informações, cursos e luta pelos diabéticos. A Sociedade Brasileira de Diabetes também possui um site com notícias, artigos, publicações e até mesmo uma loja virtual voltada aos que sofrem com a doença.

Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!