Ultimas

Mendigo já aceita esmola com cartão de crédito

tr

Estocolmo, na Suécia, caminha para ser uma das primeiras sociedades modernas a viver sem dinheiro físico: cada vez mais, pessoas de todas as classes sociais deixam de lado notas e moedas para pagar com cartões de crédito ou até usando o celular. E quem sofria bastante com isso não eram os bancos, mas os moradores de rua, já que "Desculpe, não tenho trocados comigo" era um argumento bastante usado para evitar colaborações.

image

Só que agora não tem mais jeito: os sem-teto da cidade agora contam com máquinas de cartão de crédito e alguns até já aceitam pagamentos por SMS ou em dólar e euro (por lá, a moeda oficial é a coroa sueca). Mas o equipamento não deve ser usado para esmolas. No país, eles recebem pequenos empregos para tentar sair da situação de rua, como o de vendedor ambulante da revista Situation Stockholm.

CEO da revista, Pia Stolt acredita que essa é uma estratégia inovadora, que deve acabar com a frustração dos sem-teto que não arrecadavam doações nas ruas e melhorar ainda mais a economia do país. Em 2012, apenas 2,7% da economia da Suécia foi composta por cédulas e moedas.

Por enquanto, apenas cinco dos 350 vendedores da publicação estão com o equipamento em fase de testes, mas o método de pagamento deve se espalhar nos próximos meses.

Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!