Ultimas

Retratos de uma colônia Penal brasileira

Colonia-Penal-u10x9818543-f3

Presos da Colônia Agrícola Penal “Heleno Fragoso”, no complexo de Americano, fizeram um violento motim na noite deste sábado, quando um agente prisional ficou gravemente ferido na cabeça e uma viatura da Susipe foi quebrada e virada pelos presos. A colônia penal fica no município de Santa Izabel do Pará, a 50 quilômetros de Belém.

Conforme denúncias que chegaram à redação do Diário Online, os detentos, que cumprem detenção em regime semi-aberto, tentaram levar para dentro da unidade, que tem capacidade para abrir 200 pessoas, algumas porções de maconha, cocaína e garrafas de cachaça.

Os denunciantes relataram que os presos, aos poucos, foram ganhando a liberdade de entrar na colônia penal com os produtos. Contudo, os agentes que estavam no plantão neste fim de semana tentaram barrar a entrada de mais entorpecentes na unidade e apreenderam as drogas e as bebidas. Quando tentaram deter os acusados para serem fichados por tráfico de drogas na Delegacia de Santa Izabel, os apenados se rebelaram.

Os detentos da colônia não ficam em celas e sim em alojamentos que eles mesmos constroem. Por isso, os outros encarcerados ajudaram os que iriam ser detidos e atacaram os agentes, que correram. Contudo, o agente prisional Furtado não teve a mesma sorte e foi agarrado. Ele foi espancado e teria sido esfaqueado na cabeça com dois profundos golpes.

Enquanto isso, outro grupo quebrou a viatura da Susipe (Superintendência do Sistema Penal) e revirou o veículo. A Polícia Militar foi chamada, rapidamente controlou a situação e resgatou o agente ferido. Furtado foi levado para um hospital em Belém.

Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!