Ultimas

Novas formas de insetos invadem as grandes cidades

image

Sempre nos iludimos. Imaginamos que a Terra seja nossa, mas o fato é que o planeta pertence aos insetos. Mal começamos a contar as suas espécies. Novas formas aparecem até nas cidades, quando mudamos de lugar um pedaço de madeira no quintal, por exemplo. E nunca são iguais. Eles seriam como extraterrestres entre nós, exceto que, vistos de qualquer distância, nós é que somos inusitados, estranhos a seus modos de vida.

clip_image010

Os insetos desenvolveram ovos rígidos e, com eles, um apêndice específico, um ovipositor, que alguns usam para depositar seus ovos nos interstícios da terra. Basta virar uma pedra para encontrá-los.

clip_image018

Levante um pedaço de madeira e lá estão eles. Enquanto as aves se empenham na procura de locais para seus ninhos, os insetos desenvolveram a capacidade de transformar qualquer coisa - madeira, folhas, sujeira, água e até corpos (especialmente corpos) - em viveiro para seus filhotes.

clip_image014

Se há uma única característica responsável pela diversidade e pelo êxito dos insetos, trata-se do fato de que podem abandonar seus filhotes em qualquer lugar e, mesmo assim, eles sobrevivem - e isso se deve a esses ovos.

clip_image004

Os ovos de insetos começaram de maneira singela, macios e redondos, mas, ao longo de 300 milhões de anos, acabaram se diversificando tanto quanto os diferentes ambientes em que reinam.

clip_image006

Quando topamos com eles, à primeira vista podemos não ter ideia do que temos diante dos olhos. Os formatos são dotados de ornamentos e aparatos. Alguns se deixam levar pelo vento ou aderem ao dorso das moscas.

clip_image012

Eles são tão coloridos quanto pedras semipreciosas. Espinhas, manchas, hélices e listras são comuns.

clip_image016

Mais que a biologia, o desenho deles sugere a obra de um artista obsessivo em meio a formas minúsculas.

clip_image008

São trilhões de obras magistrais da seleção natural, e no interior de cada uma delas há um animal esperando um sinal para sair pelo mundo. (Fonte: comunidademib.blogspot.com)

Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!