Ultimas

Animal estranho que vive dentro da casca vira comestível caríssimo

image

Lingueirão mais conhecido no youtube como Razorfish, depois de virar moda na internet, também fica popular na culinária de alguns países europeus e do Canadá Oriental.

clip_image001

Razorfish é um animal que se tornou popular no youtube, devido a algumas características peculiares, como se enterrar na areia e por possuir uma espécie de tromba, que ao entrar em contato com sal se projeta para fora da areia como se fosse um tubo, conhecido por sua forma retangular alongada, que se assemelha a uma navalha. A “concha de barbear” chega a medir a 23 centímetros de comprimento. A margem dorsal é reta, enquanto a margem ventral é curvo.

clip_image002

Possuem uma casca frágil, com as extremidades abertas. A casca é lisa na cor do lado de fora e esbranquiçada, com manchas marrom-avermelhadas ou arroxeada verticais e horizontais separados por uma linha diagonal. O perióstraco é verde-oliva. A superfície interna é branca com um tom roxo e do pé é branco cremoso com linhas marrons.

clip_image003

O peixe navalha vive sob a areia, usando seu pé poderoso para cavar a uma profundidade segura. Sua atividade de escavação é composta por seis etapas, repetem ciclicamente. Um ciclo de escavação envolve a integração do pé muscular (o que ocupa uma grande parte do corpo), com a abertura e o fecho da válvula e um fim.

O pé é insuflado hidraulicamente, em seguida, chama a casca para baixo e assim cava a areia. O molusco também esguicha água para dentro da areia, retirando areia solta do seu caminho. O pé é pensado para exercer uma pressão de 2 kg.
Sua presença é revelada por um buraco em forma de buraco de fechadura na areia, feita por seus sifões durante a suspensão de alimentação para plâncton.

clip_image004

Durante o verão, que estão em fase de repouso sexual. No inverno e na primavera desovas consecutivas acontecem. Muitas populações desse animal curioso diminuíram devido à sobrepesca, a espécie está em declínio em muitas áreas, pois é um animal apreciado na culinária.

clip_image006

Essas conchas em forma de navalha são muito sensíveis às perturbações menores, por exemplo, salinidade e temperatura. Eles saem de suas tocas, quando se joga sal ou salmoura nos buracos em que se escondem. (Fonte: bioretro.eco / youtube)

Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!