Ultimas

Novas espécies incríveis encontradas na natureza

Curiosidades-da-natureza-–-Novas-espécies-de-animais

A natureza é realmente uma caixinha de surpresas. Todos os dias pesquisadores de lugares distintos do globo, catalogam novas espécies de animais e plantas, ou encontram exemplares que, até então, achava-se que tinham sido extintos há anos.

Entre 2011 e o primeiro semestre deste ano, o mundo animal ganhou uma quantidade significativa de novos membros, pelo menos para o conhecimento do homem, pois eles já estavam por lá. Independente de quando a espécie é encontrada pela primeira vez, seu registro só passa a ter “validade” quando ela é descrita em uma revista científica.

Algumas das novas espécies catalogadas:

Macaco-espirrador
Nome científico: Rhinopithecus strykeri
Onde foi descoberto: nas montanhas de Myanmar

Curiosidades-da-natureza-–-Novas-espécies-de-animais2

O Macaco-espirrador recebeu esse nome porque espirra quando chove. Foi o primeiro animal da família do macaco-de-nariz-empinado a ser registrado como nativo de Myanmar, Sudeste Asiático. Os cientistas acreditam que a espécie já corra sério risco de extinção.

Lagartixa-mamangaba
Nome científico: Nactus kunan
Onde foi descoberto: Ilha Manus, Papua-Nova Guiné

Curiosidades-da-natureza-–-Novas-espécies-de-animais1

O nome de batismo é o mesmo de um besouro que tem as mesmas cores. A Lagartixa-mamangaba tem 13 centímetros da cabeça até a cauda.

Brachycephalus tridactylus
Nome científico: Brachycephalus tridactylus
Onde foi descoberto: Reserva Natural Salto Morato (PR)

Curiosidades-da-natureza-–-Novas-espécies-de-animais3

Encontrado em fevereiro de 2007 e, em junho deste ano, foi oficialmente declarado como uma nova descoberta. O anfíbio tem menos que 1,5 cm e apenas três dedos nos membros anteriores, por isso do nome B. tridactylus (três dedos).

Morcego Yoda
Nome científico: Nyctimene
Onde foi descoberto: Papua-Nova Guiné

Curiosidades-da-natureza-–-Novas-espécies-de-animais

Uma das características do Yoda, além do nariz, é que ele dispersa sementes das frutas quando se alimenta, tornando-se um mamífero voador crucial para o ecossistema da floresta tropical. (Fonte: curiosidadesdanatureza)

Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!