Ultimas

Besouros de ouro encantam moradores

image

Conhecidos internacionalmente como Golden Tortoise Beetle, os besouros-de-ouro (Charidotella sexpunctata) são insetos naturais da América do Norte que chamam a atenção por lembrarem pequenas joaninhas douradas.

O animal, que varia de entre 5 e 7 milímetros de tamanho, costuma ser encontrado nas folhas de uma planta conhecida como glória-da-manhã, seu principal alimento. Os besouros de ouro são conhecidos também por possuírem uma película transparente que o cobre e que o da habilidade de poder mudar de cor.

image

Um artigo publicado pelo portal Scientific American revelou que isso acontece porque a parede interna dessa película que o envolve é coberta com uma microscópica camada de líquido, e qualquer alteração nessa camada modifica a cor refletida pelo besouro. Esta camada possui uma série de válvulas minúsculas que controlam os níveis de umidade do animal.

image

A alteração da coloração normalmente ocorre quando o inseto é perturbado ou quando está em período de acasalamento. As cores que esses insetos podem apresentar variam do dourado ao castanho, passando pelo azul, verde e até alaranjado com pintinhas pretas.

Via: topbiologia

Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!