Ultimas

Entenda por que as melancias nascem quadradas no Japão!

405

Um costume de modificar formato de melancias começou no Japão e se espalhou pelo mundo há alguns anos. As melancias quadradas começaram a ser produzidas por agricultores da região de Shikoku. A explicação para a produção de melancias nesse formato peculiar começou após um agricultor perceber que muitos lugares no Japão não comercializavam a fruta por não terem espaço para armazená-las, devido ao seu formato redondo.

clip_image002

Para obter a forma quadrada da melancia, os frutos em fase de crescimento, ainda plantados, são colocados em fôrmas quadradas de vidro, sendo forçados a crescerem e tomarem essa forma. Contudo, na busca do aperfeiçoamento a melancia quadrada perdeu seu sabor doce, e devido a isso o produto tem mais uma finalidade decorativa, por ser conservada durante aproximadamente um ano e meio.

clip_image003

Em meados de 2007, estas melancias começaram a ser produzidas no Brasil, no estado do Ceará. Em Icapuí, agricultores resolveram apostar na produção da fruta com o formato inusitado e também sem sementes. De acordo com informações do G1, a tentativa superou as expectativas e toda a produção passou a ser vendida para o mercado europeu. Na época, cada uma era vendida a US$ 50.

clip_image004

Via: topbiologia

Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!