Ultimas

Você sabia que urinar sobre mãos e pés elimina calos?

calo3

Atletas costumam manter rituais estranhos em suas rotinas, e um dos mais bizarros veio à tona recentemente.

Quando o jogador de beisebol Moisés Alou, da Major League Baseball (a principal liga do esporte nos EUA) admitiu que urinava em suas mãos para fortalecer a pele e eliminar os calos – hábito que persiste mesmo após a aposentadoria do jogador – muitas pessoas acharam algo bastante estranho.

Outro exemplo famoso é o jogador Kerry Wood, que admitiu urinar em suas bolhas. Afinal, existe alguma substância na urina que melhora a natureza protetora da epiderme a ponto de eliminar os calos ou isso é só superstição?

Calos, bolhas e urina. Existe alguma ligação?

(Molécula de ureia)

Moisés era um entusiasta da ideia de urinar nas próprias mãos. Ele provavelmente teve vários calos e bolhas devido à necessidade de se usar luvas de couro para arremessar uma bola várias horas por dia.

As bolhas são um resultado do rompimento da camada stratum lucidum, parte da epiderme. Após lesões por fricção, a pele lança mão de um mecanismo de defesa, formando uma bolha de líquido que protege a pele danificada abaixo. Os calos possuem mecanismo semelhante, constituídos de sucessivos contatos e pressões que tornam uma determinada área grossa e mais espessa.

A urina costuma ser estéril em pessoas sadias, sendo constituída em 95% por água e 5% de outros compostos, principalmente ureia, um metabólito de nitrogênio que deve ser eliminado do corpo.

Uso de componentes de urina em loções

Mesmo sendo um dejeto humano, a ureia é comumente usada em muitos cremes e loções – mas, no caso, ela é sintetizada em laboratório, e não coletada de urina humana. A presença dela nesses produtos suaviza a pele ao dissolver a matriz intercelular das células nas camadas superiores da pele, permitindo que as células da pele fiquem “amaciadas”.

Teoricamente, o ritual de Moisés faz sentido, pois urinar nas mãos de fato elimina calos. Mas não previne o surgimento deles.

Loções com ureia são usadas para tratar psoríase e dermatite, além de anomalias da queratina que levam ao surgimento de acúmulos da camada espessa e superior da pele. Apesar de uma substância comercialmente muito barata, pode ser encontrada em hidratantes no mercado com valores que variam entre R$ 5,00 e R$ 120,00 reais!

E sobre as bolhas?

Kerry Wood achava que urinar em suas mãos deixava-as mais fortes, mas, na verdade, o efeito era exatamente o oposto. Urinar em bolhas poderia trazer resultados variados.

Elas são muito sensíveis, e a pressão do jato de urina poderia rompê-las, abrindo o caminho para infecções que a urina pode causar após passar pela uretra – o ponto a partir do qual ela deixa de ser estéril e passa a ficar contaminada.

Logo, urinar em suas mãos pode eliminar calos, mas é melhor usar loções cosméticas apropriadas. É bem mais caro que a urina, mas certamente suas mãos não ficarão com o cheiro desagradável de urina seca.

via: jornalciencia

Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!