Ultimas

4 curiosidades sobre as mãos que você não sabia

20090621302004

Conheça algumas curiosidades bem estranhas sobre uma das partes mais úteis de nossos corpos.

Você usou suas mãos para chegar até este site e também para acessar as notícias que mais chamaram sua atenção. Mas o que você sabe sobre elas? Além das questões biológicas básicas, poucas são as informações que temos acerca destas que são algumas das ferramentas mais poderosas da civilização. Você consegue imaginar algo que vai além disso?

Fizemos uma matéria bem interessante sobre algumas curiosidades estranhas — ou menos conhecidas — sobre as mãos humanas. Está curioso para saber mais sobre isso? Então fique ligado para saber tudo o que trouxemos para você neste artigo! Será que existe algo que você já sabia?

1. O "design" das mãos tem 340 milhões de anos

Apesar de estipular-se que a espécie humana — Homo sapiens sapiens e também suas espécies anteriores — data de menos de 3 milhões de anos, há estudos que mostram que o design das nossas mãos já possui mais de 340 milhões de anos. No período carbonífero, é bem possível que os primeiros tetrápodes que saíram das águas evoluíram para seres com estruturas de cinco dedos.

Há evidências de que alguns animais chegaram a possuir mais dedos nas extremidades de suas patas, mas a vida na Terra se mostrou mais propícia para os seres que possuíam cinco dedos — mesmo sem polegares opositores.

2. Nossas mãos são a base de nosso sistema numeral

Quantos algarismos existem? Exatamente: 10! E quantos dedos existem nas mãos? O mesmo número! Essa é a prova primordial de que as mãos definiram nossos sistemas numerais, e não apenas neste sistema arábico em que estamos inseridos — utilizado para contar animais, sementes e tudo mais o que houvesse necessidade na metade do primeiro milênio, entre os séculos V e VI.

3. As mãos permitiram a evolução da sociedade

A arquitetura mais avançada que uma mão pode ter é justamente a que nossas mãos possuem. Quatro dedos lineares e um polegar opositor formam a estrutura que permitiu a criação de ferramentas, a interação com ambientes e objetos, o controle de itens, a manufatura e muito mais. É possível dizer que isso permitiu a evolução da humanidade como uma estrutura social.

4. Nós realmente falamos com as mãos

Apesar de dizermos que “italianos falam com as mãos”, é preciso ter bem claro na mente: todos os seres humanos falam com as mãos. Independente da origem da pessoa, ela possui um setor no cérebro que é chamado de “Área de Broca”. Essa área é responsável pelo processamento, composição e compreensão de fala. Ao mesmo tempo, ela também controla alguns movimentos das mãos. Logo...

Wikimedia Commons

via: Hol Stuff Works

Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!