Ultimas

Conheça a maior cobra que já existiu no mundo!

5478555

Uma espécie aterrorizante viveu em florestas tropicais há 60 milhões de anos.

Titanoboa (Titanoboa cerrejonensis) foi a maior cobra que já existiu no planeta – uma serpente tão grande que ofusca a fama de qualquer anaconda. Os estúdios Smithsonian recriaram a cobra em um novo programa de TV, instigando uma das perguntas que deixam os cientistas perplexos: por que ela se tornou tão grande?

Dr. Jonathan Bloch, paleontólogo e curador do Museu de História Natural da Flórida fez parte da equipe que descobriu os fósseis da Titanoboa. As vértebras da cobra foram descobertas em uma área onde os cientistas acreditam ter sido uma floresta tropical antiga, na época do Paleoceno.

Crânios de serpentes quase nunca são encontrados. Isso ocorre pela enorme fragilidade dos ossos da cabeça, ocorre desintegração antes do processo de fossilização.

Uma das perguntas que tivemos foi o motivo pelo qual levou essas cobras a adquirirem um tamanho tão grande, e pensamos que a resposta seja pelo fato das florestas tropicais serem muito mais quentes do que as atuais”, comentou o Dr. Block. “Titanoboa foi o maior predador em terra após a extinção dos dinossauros há pelo menos 10 milhões de anos”, salientou o pesquisador.

Os restos mortais fossilizados foram encontrados em uma mina a céu aberto em Cerrejon, na Colômbia, juntamente com tartarugas e crocodilos. Antes da descoberta não havia fósseis de vertebrados entre 65 milhões e 55 milhões de anos atrás na América Sub Tropical.

O Dr. Jason Head do Museu Nacional Smithsonian de História Natural em Washigton, EUA, disse: “Agora temos uma janela no tempo logo após os dinossauros terem sido extintos e podemos realmente ver como os animais pareciam”.

A criatura gigante possuía quase 15 metros de comprimento com diâmetro de 1,1 metro. Seu peso? Mais de uma tonelada!

via: jornalciencia

Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!