Ultimas

NASA descobre mais um planeta parecido com a Terra!

exoplaneta

Uma equipe internacional de astrônomos descobriu pela primeira vez um planeta fora do sistema solar comparável à Terra e com possibilidade de ter água em estado líquido, o que o torna, teoricamente, habitável. A descoberta do exoplaneta foi graças ao telescópio Kepler, que há cinco anos orbita a uma distância de quase 150 milhões de quilômetros da Terra.

Segundo os cientistas da NASA, a agência espacial americana, é o primeiro exoplaneta, como são chamados os planetas fora do sistema solar, do tamanho da Terra encontrado em uma área habitável de uma outra estrela.

"O que torna essa descoberta particularmente interessante é que esse planeta, batizado de Kepler-186f, é do tamanho terrestre e orbita em torno de uma estrela-anã, menor e menos quente que o Sol, em uma área temperada onde a água pode ser líquida", afirma Elisa Quintana, astrônoma do Instituto SETI, do centro de pesquisas da Nasa que comanda a pesquisa.

A pesquisadora francesa Emeline Bolmont, que participa desse estudo, pela revista americana Science, afirmou em entrevista à agência AFP que "diante do tamanho do exoplaneta, há grandes possibilidades de que ele seja rochoso e que tenha uma atmosfera. E se essa atmosfera tiver boas condições, a água poderá existir em forma líquida em sua superfície".

O exoplaneta se encontra em um sistema estelar a 490 anos-luz do Sol, composto de 5 planetas, todos de tamanho parecido ao da Terra, mas somente o Kepler-186f se encontra em uma área habitável.

Cerca de 1.800 exoplanetas orbitando em volta de sua estrela já foram detectados nos últimos 20 anos, mas são planetas maiores que a Terra, o que fica difícil determinar se são gasosos ou rochosos.

via: portugues.rfi.fr

Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!