Ultimas

10 invenções magníficas criadas pela NASA

mvmvmvmComo deve ser extraordinário poder ir até o espaço sideral e de lá poder contemplar o nosso esplendoroso planeta Terra?

Quando falamos de exploração espacial, viagem a lua, logo pensamos na NASA, essa Agência Espacial que tanto conquistou no espaço.

Gostaria de relacionar 10 coisas que a NASA inventou e não sabíamos.

1 – LENTES RESISTENTES A ARRANHÕES

lentes resistentes a arranhões

A NASA necessitava de um revestimento que tornasse os seus equipamentos espaciais, protegidos, principalmente os visores dos astronautas contra a poeira e partículas cósmicas.

Desta forma inventaram um revestimento anti arranhões, que aplicado nas superfícies o revestimento as protegiam dos indesejáveis arranhões.

A empresa Foster Granh, fabricante de óculos escuros, licenciou a tecnologia da NASA para seus produtos, fabricaram uma lente de plástico com revestimento especial, conhecida como SPACE TECH LENS.

2 – APARELHOS ORTODÔNTICOS INVISÍVEIS

aparelho invisivel

Aparelhos ortodônticos produzidos de alumina policristalina translúcida (TPA), foi desenvolvida por uma companhia chamada de Ceradyne em conjunto com uma pesquisa avançada de cerâmica da NASA, pois havia necessidade de proteger as antenas de infravermelho dos mísseis com rastreamento de calor.

Outra empresa a Unitek, uma companhia que estava elaborando um novo desenho para aparelhos protéticos, com um design moderno e eliminando o metal brilhante que tanto trazia desconforto para os usuários.

Perceberam que o TPA era forte o suficiente para ser usado e era translúcido, que o tornava um aparelho invisível.

Hoje os aparelhos ortodônticos invisíveis estão entre os de maior sucesso da indústria ortodôntica.

3 – ESPUMA COM MEMÓRIA

espuma da nasa

Pensando em diminuir o impacto durante os pousos, a NASA fabricou um plástico com a finalidade de distribuir igualmente qualquer peso e pressão fazendo com que absorva choques.

Esta espuma plástica é importante também para as pessoas que estão acamadas ou em estado vegetativo, pois os médicos podem desenhar colchões de espuma, reduzindo a pressão em certas regiões do corpo evitando o desconforto.

Ela também é utilizada em estofamentos para bancos de motos, molde personalizados para costura, proteção para pilotos de corrida e a indústria aérea a utilizam na confecção de assentos.

4 – TERMÔMETRO AURICULAR

termômetro articular

Aproveitando a tecnologia que a NASA utiliza para medir a temperatura das estrelas usando um infravermelho, em 1991 a empresa Diatek em conjunto com o laboratório de propulsão a jato da NASA, criaram um sensor de infravermelho que é utilizado como termômetro auricular.

Ele faz a leitura da energia térmica contida no tímpano, como ele está no interior do corpo, pode-se fazer uma leitura mais exata da temperatura corporal.

5 – TÊNIS ESPORTIVO

tenis feito pela nasa

Neil Armstrong o astronauta que deu o grande passo épico, sendo o primeiro astronauta a pisar no solo lunar, estava usando botas especiais, que conforme ele dava as passadas estas botas forneciam elasticidade e ventilação para os seus pés.

As companhias de calçados desportivos usaram esta mesma tecnologia na fabricação de calçados que diminuíssem o impacto recebido pelos pés e pernas.

A Kangaroos, utilizou os princípios das botas lunares, na produção de calçados desportivos, patentearam um tecido tridimensional de poliuretano, que consiste na distribuição da força aplicada pelo pé absorvendo a energia passada e retornando ao pé dando uma força propulsora.

6 – FERRAMENTA SEM FIO

furadeira sem fio nasa

Devido à necessidade de usarem ferramentas leves e compactas para cavar na superfície da lua a fim de coletar materiais rochosos para pesquisa, e a dificuldade de carregar fios obrigou a NASA em conjunto com a Black & Decker a inventarem uma furadeira de motor a magnetos sem fio, podendo assim funcionar em qualquer lugar sem a necessidade de estar ligada a uma fonte de energia.

Desta forma a Black & Decker utilizou os mesmos princípios para fabricar ferramentas à bateria para usuários comuns.

7 – COMUNICAÇÃO A LONGA DISTÂNCIA

telefone sem fio

A NASA contribuiu para melhorias na telecomunicação a distância trabalhando muitos anos para que isto ocorresse, pois antes dos astronautas serem enviados ao espaço sideral, a NASA construiu satélites para que pudessem se comunicar com as pessoas na Terra.

Hoje há aproximadamente uns 200 satélites em órbita e aumenta a cada dia, o que nos permite enviar e receber mensagem de qualquer lugar do mundo.

8 – DETECTOR DE FUMAÇA

detector de fumaça

Engenheiros da NASA, projetando a Skylab, em 1970, sendo esta a primeira estação espacial do Estados Unidos, verificaram a necessidade que os astronautas teriam de perceber caso ocorresse um incêndio ou até mesmo se gases nocivos fossem liberados na estação espacial.

Em parceria com a Honeywell Corporation, inventaram o detector de fumaça com vários níveis de sensibilidade para não ocorrer alarme falso.

9 – GROOVING (SULCOS TRANSVERSAIS)

groving no asfalto

No centro de pesquisa Langely na década de 1960, a NASA iniciou experiências com que a chamaram de Grooving, esculpiam sulco no concreto asfáltico (rachaduras no asfalto), estas rachaduras desviavam o excesso da água pluvial (água da chuva), a partir da superfície reduzindo a quantidade de água entre os pneus e a pista ou estrada, aumentando a aderência entre as rodas e o chão, dando maior estabilidade e segurança ao veículo.

Melhorando a segurança das aeronaves decolando e aterrissando em pistas molhadas.

Percebendo que os resultados eram bons, engenheiros de transportes rodoviários, começaram a utilizar este processo em auto estradas, reduzindo os acidentes rodoviários em 85%.

10 – FILTRO DE ÁGUA

filtro de água feito pela nasa

A tecnologia de filtros de água existe desde 1950, porém a NASA queria saber se conseguiria obter água potável em situações extremas e mantê-la limpa por mais tempo.

Desenvolveram o carvão ativado contendo íons de prata que neutralizam os micro-organismos, além de matar as bactérias, impedindo o crescimento das mesmas.

As empresas atuais utilizam a mesma tecnologia comercializando filtros com carvão ativado.

via: megacriativo

Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!