Ultimas

Galinhas bombadas começam a ser comercializadas no mundo


Basta olhar para que você considere que as pernas dessa galinha sejam bem repulsivas, mas, acredite ou não, a galinha de Dong Tao é incrivelmente popular no Vietnã. Uma vez reservada para a realeza, mandarins e oferendas em rituais, a raça rara é agora valorizada pelos criadores de frango e sua carne é servida em restaurantes exclusivos para pessoas abastadas.

Raça de galinha vietnamita rara tem as pernas mais estranhas que você já viu 01

Um frango adulto de Dong Tao pode alcançar entre 5 e 6 kg, com pernas tão grossas quanto o pulso de um humano. As galinhas são geralmente brancas, enquanto os galos têm penas coloridas. A carne de um frango de Dong Tao é considerada muito mais deliciosa do que das galinhas comuns, o que explica sua alta demanda e preço incrivelmente alto.

Um quilo de carne do frango de Dong Tao tem preço que varia entre 50 e 75 reais, dependendo do corte. Se você quiser comprar uma ave viva, com belas pernas grossas pode se preparar para desembolsar entre 700 e 900 reais por cada. No entanto estes preços podem chegar a valores aviltantes durante o Tet, o Ano Novo vietnamita, quando a demanda das galinhas de Dong Tao alcança seu ápice. De fato, em 2013, um granjeiro da cidade de Ho Chi Minh vendeu um par de galinhas por absurdos 7.500 reais.

Assista o vídeo:

 

As galinhas peculiares são originárias da comuna de Dong Tao, na província de Hung Yen, mas a atual maior granja destas galinhas está localizada em Dong Hoa, na província de Dong Nai. Esta granja, de propriedade de Ngoc Vu Tuan, tem milhares de exemplares, e fornece dezenas de galinhas de Dong Tao a restaurantes na cidade de Ho Chi Minh todos os dias.

Tuan adquiriu 10 galinhas Dong Tao meio que por "por diversão" e passou vários anos tentando entender o caminho certo para criá-las. Ele aprendeu da maneira mais difícil que as estranhas aves não gostam de viver em cativeiro e brigam constantemente umas com as outras quando ficam presas em gaiolas. Ele agora cria as aves em uma granja espaçosa onde podem fazer muito exercício. Segundo ele, isso melhora o sabor e a qualidade da carne, principalmente da perna que é considerada uma das melhores iguarias do Vietnã.

É preciso um ano de criação ao ar livre para que os frangos de Tuan estejam bons para o corte. Ele revelou que as galinhas de Dong Tao são muito sensíveis à mudança de tempo e tendem a por menos ovos do que as galinhas comuns. Seus pés invulgarmente grandes tornam o processo de incubação difícil. Assim, ele desenvolveu uma chocadeira elétrica para preservar o maior número possível de ovos.

Por enquanto, os maiores compradores das galinhas de Dong Tao são os restaurantes de luxo de Ho Chi Minh. Estes restaurantes frequentemente inventam novos pratos feitos com a carne de Dong Tao. De acordo com um gerente do Non La, um restaurante de alta gama, os comensais discutem para ver quem vai degustar as pernas e pedem repetidamente o frango de Dong Tao, mas o restaurante não teve o suficiente para oferecer durante a última temporada do Tet.

Raça de galinha vietnamita rara tem as pernas mais estranhas que você já viu 02

Raça de galinha vietnamita rara tem as pernas mais estranhas que você já viu 03

Raça de galinha vietnamita rara tem as pernas mais estranhas que você já viu 04

Raça de galinha vietnamita rara tem as pernas mais estranhas que você já viu 05

Raça de galinha vietnamita rara tem as pernas mais estranhas que você já viu 06

Raça de galinha vietnamita rara tem as pernas mais estranhas que você já viu 07

Raça de galinha vietnamita rara tem as pernas mais estranhas que você já viu 08

Raça de galinha vietnamita rara tem as pernas mais estranhas que você já viu 09

Raça de galinha vietnamita rara tem as pernas mais estranhas que você já viu 10

Raça de galinha vietnamita rara tem as pernas mais estranhas que você já viu 11

Raça de galinha vietnamita rara tem as pernas mais estranhas que você já viu 12

Raça de galinha vietnamita rara tem as pernas mais estranhas que você já viu 13



Via: mdig


Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!