Ultimas

Moça tem pés de pato e gosta de ser assim!

Este é um caso de Sindactilia cutânea, uma anormalidade congênita em que não ocorre a degeneração da membrana existente entre os dedos, que normalmente ocorreria por apoptose.
No início da gestação, assim que as mãos e os pés são formados, eles se parecem com pequenas paletas: os dedos são todos juntos e cobertos por uma única membrana. 


Normalmente, durante o desenvolvimento, ocorre um fenômeno chamado apoptose, que é também conhecido como “morte celular programada”, um tipo de “autodestruição celular”. Este fenômeno ocorre em diversas partes do corpo, mas principalmente cuida para que as membranas interdigitais desapareçam e os dedos fiquem soltos. Se vivêssemos dentro d’água, provavelmente essas membranas seriam poupadas.

O fato é que nas pessoas com este problema, a apoptose não acontece e então os dedos ficam presos uns nos outros por esta pele. O tratamento é cirúrgico, mas é algo extremamente simples e alguns médicos até o fazem em consultórios mais equipados.

A frequência é estimada em 1 a cada 160 mil nascidos vivos. Não existe uma causa específica. Pode ser herdada de um dos pais (50% em sua descendência), transmissão do tipo autossômico dominante ou uma mutação nova, espontânea, desconhecendo-se as causas que geram esta mutação.

fille-pieds-palmes
Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!