Ultimas

Cadáveres petrificados foram encontrados em área vulcânica

Você já ouviu falar na cidade petrificada por vulcão na Itália? Se não, o nome dela é Pompéia. Infelizmente, nem sempre a fama de uma cidade, inclusive de cidades turísticas, são por bons motivos. No caso de Pompéia, o destemido vulcão Vesúvio despertou de forma bastante inesperada, há muitos anos, e acabou petrificando a população da cidade. Neste texto, apresentaremos a cidade hoje e um pouco da história que ela carrega, venha junto.

O vulcão Vesúvio entrou em erupção em agosto de 79 d.C. Segundo relatos, o vulcão já estava inativo há uns 800 anos e, justamente por esse motivo, a população de Pompéia mal lembrava que a parte alta da cidade poderia ser uma bomba relógio prestes a estourar. A maioria das literaturas que tratam do assunto narram que a tragédia começou por volta das 13h do dia 24 de agosto.

É possível estimar ainda que a explosão da erupção foi tão forte que levantou boa parte do topo do vulcão, jogando rochas e lava para bem longe. A partir da explosão, os habitantes começaram a buscar abrigo. Pompéia tinha cerca de 20 mil habitantes e se localizava a cerca de 8 km de distância do Vesúvio. Herculano, cidade menor e mais rica, tinha 4 mil habitantes e se situava a 7 km.

pompeia-08
pompeia-corpos-no-chao

Relíquias de uma cidade petrificada por vulcão

O que sobrou de Pompéia, vinte séculos depois da tragédia, acabou virando atração turística. Alguns corpos, modelados pelas cinzas, ainda guardam dos últimos momentos de algumas pessoas. Quem caminha pela cidade pode ver corpos curvados, outros estendidos. Os corpos menores, supostamente de crianças, são os que chamam mais atenção do público visitante.

A arquitetura da cidade também revela algumas paisagens histórias memoráveis. Quem entra nas casas de Pompéia, pode verificar a dificuldade que os habitantes que viram Vesúvio explodir em deixar seus lares. Algumas pessoas tentaram de todas as formas escapar: seja correndo para o subsolo, térreo, primeiro andar e mesmo em cima de  telhados.

pompeia-07
 Até que a morte os separe? Casal é encontrado petrificados juntos

Vista-geral-de-Herculano
De Herculano, uma cidade vizinha, também é possível avistar o vulcão Vesúvio.

Vesúvio pode entrar em atividade novamente?

Sim, segundo pesquisas de geógrafos e geólogos o Vesúvio não se trata de um vulcão extinto, mas sim um vulcão adormecido. Isso significa que, um dia ele pode voltar suas atividades. E é justamente por esse motivo que Pompéia, ainda hoje, é bastante monitorada.

Sabendo dessa possibilidade, e com o objetivo de evitar outra tragédia, o governo italiano possui um plano e uma política de incentivo a mudança e migração dos cerca de 26 mil habitantes que vivem em Pompéia atualmente. O problema é que muitos resistem – até porque quanto mais se vive em um território, maiores vão sendo os laços afetivos e de identidade com o local. Uma das principais queixas de moradores é o valor oferecido pelo governo italiano, que, segundo os moradores, não seria o suficiente para uma mudança digna.

Veja algumas imagens de Pompéia hoje

pecas-e-corpo-pompeia-1
pompeia
pompeia-06
As posições dos corpos petrificados são bastante variáveis e causam reflexão

pompeia-001
Ruínas de casas da antiga Pompeia demonstram alguns detalhes internos

pompeia-31
Alguns animais também foram petrificados

vesuvio
O vulcão Vesúvio pode ser visto por entre as ruínas da cidade que ajudou a destruir no ano de 79 d.C

Um vídeo documentário disponível na internet, relata o fatídico último dia antes da erupção do Vesúvio em Pompéia, assista:

 

Via: Conhecimento Científico


Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!