Ultimas

O que uma pessoa sente quando está em coma?

Não pronunciar palavras nem obedecer a comandos simples. “O coma é um sinal de que o enfermo apresenta uma doença grave que está comprometendo o sistema nervoso central”, explica Regina Marcia Cardoso de Sousa, professora do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP).

Essas enfermidades podem tanto estar diretamente relacionadas ao sistema nervoso central, como tumores, meningite, acidente vascular cerebral e traumas cranioencefálicos, quanto afetar indiretamente o funcionamento das células nervosas, que podem ser desde problemas metabólicos, como o diabetes, até paradas cardíacas, insuficiência respiratória, perda de sangue, intoxicação etc.

Bom, vocês já estiveram em coma ou tem algum parente que já esteve? Cientificamente nós podemos falar para vocês o que é estar em cima, mas não podemos afirmar como é estar em coma, certo? Mas existem algumas pessoas do reddit que relataram como é estar em coma, e nós trouxemos para vocês alguns casos, confiram:
Publicidade

Relato do usuário do reddit Darkboyutz

“Não é diferente do que estar dormindo, a única diferença é que você acorda sedento como se nunca esteve antes, e por algum motivo eu não podia tomar água, só tinha permissão para chupar uma esponja molhada limpa para “acalmar” a minha sede. Fiquei em coma por dois dias, o que não é um tempo muito longo, mas como eu disse antes: Não é nada diferente do que tomar uma longa soneca”.

Relato do usuário do reddit Tacosarepeopletoo

“Eu estava em coma por quatro ou cinco dias. Acordei, a enfermeira tirou os tubos de respiração e alimentação, e automaticamente eu dei um soco nela. Não me lembro de nada disso. Depois, eu ainda tentei socar uma enfermeira diferente. Foi aó que eu percebi onde eu estava e me acalmei, a última coisa que me lembro é de ser colocado em um helicóptero. Depois disso eu simplesmente acordei.”

Relato do usuário do reddit zzeeaa

“Meu pai estava dentro e fora de um coma por cerca de dezoito meses. Ele tinha um “sonho” de ser relojoeiro chinês em uma vila de pescadores do século 18, que foi extremamente longo e complexo. AS memórias de seus sonhos são tão vidas que abrangem uma quantidade tão grande de tempo que ele pensa, que na verdade, foi relojoeiro na vida passada.”

Relato do usuário do reddit mahade

“Eu fiquei apenas alguns dias em coma. Eu nçao me lembro de acordar, não me lembro de dormir, eu nem sequer lembro de nada do dia do acidente com exceção de alguns fragmentos. É um processo gradual indo de uma situação de coma para lentamente ir ganhando os sentidos. Eu vejo imagens que minha família tirou de mim na semana que passei na UTI e os dias que eu entrei na sala de recuperação, vendo-me me pé, olhando para a câmera, sorrindo, mas não me lembro de nada disso”.

Relato do usuário do reddit TheAnswer2016

“Eu estava tomando medicamento induzido por 2 semanas e eu não tinha percepção do tempo. Eu sofri um acidente, os médicos me colocaram em coma, e em seguida, acordei de uma data posterior. As drogas que me deram fizeram eu ter sonhos malucos durante um mês, mas não tenho lembrança de nada durante o tempo que eu estava em coma”.

E aí amigos, já ouviram algumas histórias sobre como é estar em coma? Comentem!
Via: Guff
Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!