Ultimas

Médicos descobrem “ovo” gigante dentro de um paciente

Um homem de 62 anos sabia que algo estava errado com sua vida quando começou a sofrer com uma frequência irregular de visitas ao banheiro para urinar. Apesar de saber que sofria com um problema, ele não esperava que fosse descobrir algo tão estranho assim.

Ao fazer uma visita aos médicos, o paciente descobriu que tinha um objeto improvável que passou despercebido por anos por vários profissionais. Os médicos do The New England Journal of Medicine descreveram o objeto como “massa lisa, firme, flutuante e elástica de 10 centímetros por 9,5 centímetros por 7,5 centímetros e pesando 220 gramas”.


 O objeto é similar a um gigante ovo cozido, chamado de corpo peritoneal livre, e não foi detectado por análises e exames físicos que o paciente passou ao longo de anos. Agora, uma tomografia computadorizada foi capaz de escanear o corpo do idoso e encontrar o objeto escondido em seu interior.

Esse tipo de corpo é extremamente e raro, quase nunca encontrado. Normalmente são apresentados em relatórios médicos realizados após cirurgias abdominais ou autópsias, indicando que realmente são difíceis de serem percebidos.

Eles são chamados de corpos livres porque se movem à vontade dentro do corpo humano. Em 2011, um estudo de caso percebeu que um desses corpos peritoneais foi capaz de se mover na pelve de um homem, do lado esquerdo para o direito, em apenas nove dias.

O corpo peritoneal descoberto recentemente é composto predominantemente por tecido fibroso acelular e cercado por um anel de calcificação – todas coisas que você não precisa flutuando dentro de você. Uma vez que foi removido, o homem voltou a ter frequência urinária regular.

No caso do estranho ovo encontrado dentro do idoso, a composição era feita principalmente de tecido fibroso acelular, cercado por um anel de calcificação. Depois que uma cirurgia removeu o corpo estranho, o homem conseguiu recuperar a saúde e voltou a urinar normalmente.

As condições de desenvolvimento dos corpos peritoneiais livres ainda não é clara para a ciência. As principais suspeitas apontam a causa mais comum da origem das massascom a torção e separação dos apêndices apiploicos. Os órgãos são pequenas bolsas de gordura que formam o revestimento do espaço da cavidade abdominal. A maior parte dos relatos de encontro dos corpos acontece em homens acima de 50 anos.

Além de estranho, o corpo ainda é incompreendido pela ciência. Se você é hipocondríaco, talvez tenha arrumado mais um motivo para se preocupar.
Via: Science Alert / ZME Science
Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!