Ultimas

10 misteriosas e intrigantes populações humanas

Algumas populações antigas são tão misteriosas que nos fazem refletir sobre alguns aspectos da nossa história. Algumas permanecem escondidas até os dias de hoje, outras sucumbiram, outras acabaram crescendo. Nessa lista, conheça algumas da populações misteriosas, que muitas pessoas sequer sabem que existem.

1 – População Y
10-misteriosas-e-intrigantes-populacoes-humanas-1
As Américas foram, na história da humanidade, a última fronteira para a expansão dos seres humanos. Muitos historiadores acreditam que o continente foi povoado há 15 mil anos, com uma onda de seres humanos vindos do Estreito de Bering. Mas algumas descobertas recentes podem contrariar essa ideia.

Geneticistas descobriram recentemente um DNA que se assemelha aos modernos aborígenes da Austrália e aos indígenas da Papua Nova Guiné em um lugar bem improvável: a Amazônia. Os especialistas estão chamando esse novo grupo de “População Y”.

Já em 2003, cientistas brasileiros encontraram DNA polinésio em ossos de indivíduos da extinta tribo dos Botocudos. No entanto, essa população descoberta recentemente é diferente da feita há mais de uma década.

2 – Povo das Montanhas Ramapough
10-misteriosas-e-intrigantes-populacoes-humanas-2
A cerca de 48km de distância de Nova Iorque, nos Apalaches, existe uma população misteriosa conhecida como ‘O povo da Montanha Ramapough’. Alguns os descrevem como ciganos, enquanto alguns dizem que são albinos.

A verdade é que muitos possuem sobrenomes que misturam nomes africanos e holandeses, indicando que podem ter sido originados por escravos que fugiram de seus abusadores, mas mantiveram os nomes. Outros, no entanto, adotaram nomes nova-iorquinos, para esconder a descendência.

3 – Guanches
10-misteriosas-e-intrigantes-populacoes-humanas-3
Com olhos claros e cabelos dourados, os Guanches são o povo aborígene nativo das Ilhas Canárias. Suas características físicas são curiosas, já que a ilha se localiza a 100km da costa do Marrocos. Muitos cientistas tratam os Guanches como o melhor exemplo dos Cro-Magnon – preservados por milênios isolados na ilha. Alguns também acreditam que o povo descende dos Bérberes.

A linhagem materna mais comum nos DNA’s dos Guanches é o U6b, estruturalmente semelhante aos dos Bérberes.

4 – Romanos de Liqian
10-misteriosas-e-intrigantes-populacoes-humanas-4
A cidade de Liqian é localizada ao noroeste da China, próximo ao Deserto Gobi. Seus habitantes, que possuem olhos e cabelos claros e narizes longos, provavelmente são descendentes da ‘legião perdida’ de Roma.

Em 53 a.C, os Romanos perderam para os soldados da Pártia, e muitos guerreiros romanos foram lutar como mercenários contra os chineses. Um estudo genético envolvendo o povo de Liqian revelou que muitos habitantes possuem 60% de ancestralidade caucasiana. No entanto nunca foram descobertos qualquer resquício de civilização italiana na região – cerâmicas, ruínas e artefatos em geral. Por isso, essa ancestralidade ainda é só um mito.

Mesmo assim o governo da China se aproveita da lenda para transformar Liqian em um parque temático de Roma. A China já investiu o equivalente a quase 500 mil reais no projeto para atrair turistas. Por lá, existem construções de arquitetura romana e encenações de batalhas. Existem planos inclusive para construir uma réplica do Coliseu.

5 – Yamnaya
10-misteriosas-e-intrigantes-populacoes-humanas-5
Os Yamnaya são um povo misterioso com uma vasta influência. Por volta de 5000 anos atrás, estes nômades saíram de sua terra natal na estepe pôntica, espalhando a sua tecnologia e genes. Acredita-se que os Yamnaya tenham sido as primeiras pessoas a domar cavalos.

A Noruega deve a metade de sua composição genética a esse grupo. No entanto, eles também viajaram para o leste, até as montanhas de Altai. Os Yamnaya podem ser responsáveis por coisas que hoje consideramos ‘normais’, tais como a habilidade de beber leite. Antes da Idade do Bronze, 90% dos europeus eram intolerantes à lactose. Os Yamnayas têm a maior incidência da mutação que permite a digestão do leite.

6 – Duhare
10-misteriosas-e-intrigantes-populacoes-humanas-6
O Duhare era um enigmático grupo que os espanhois encontraram ao explorar a costa em torno de onde é a Georgia. Citados pela primeira vez em ‘De Orbe Nove’, em 1530, eles eram mais altos do que os espanhois, com cabelos avermelhados, olhos claros, e barbas completas. 

Uma teoria sugere que eles eram descendentes de pioneiros irlandeses pré-colombianos. Ao contrário das línguas dos outros indígenas, a língua Duhare era quase inteiramente indecifrável, isto é, até que foi comparada à irlandesa. Muitos rejeitam a teoria da origem irlandesa, no entanto, afirmando que é um desserviço aos nativos americanos e ao campo da antropologia.

7 – Invasores da Era do Gelo
10-misteriosas-e-intrigantes-populacoes-humanas-7
Pesquisas recentes dão conta de um povo até então desconhecido, que invadiu o continente europeu em torno de 14500 a.C. Trata-se de uma população ligada à caça, que invadiu o continente europeu durante o final da Era do Gelo. Nessa época em que animais como mamutes e tigres dente-de-sabre se tornaram extintos.

8 – Hazaras
10-misteriosas-e-intrigantes-populacoes-humanas-8
Os hazaras fazem parte de uma minoria entre a população do Afeganistão, e foram perseguidos por séculos. Eles são shiitas, ao contrário dos seus vizinhos Suni. Durante o século 19, metade da população hazara foi assassinada ou forçada ao exílio. A ameaça continua atualmente nas mãos dos talibãs, que os consideram “estrangeiros infiéis”.

Análises revelaram que os hazaras possuem semelhanças genéticas com os turcos e mongóis, isso leva alguns cientistas a acreditar que eles são descendentes do Genghis Khan.

9 – Toda
10-misteriosas-e-intrigantes-populacoes-humanas-9
Os Montes Nilgiri, no sul da Índia, abrigam o misterioso povo ‘Toda’. Com olhos claros, eles possuem rostos que lembra as antigas estátuas gregas. Uma característica curiosa dos Toda é que eles tradicionalmente praticavam a poliandria – em que uma mulher se casa com todos os homens da família.

10 – O Ancestral Desconhecido
10-misteriosas-e-intrigantes-populacoes-humanas-10
Os não-africanos possuem 2% do seu genoma ligado aos Neandertais. Certas populações da Oceania, como os aborígenes da Austrália e Papua Nova Guiné, possuem 4% da informação genética ligada aos enigmáticos hominídeos de Denisova. Esses hominídeos também se reproduziram com o povo do Leste Asiático.

Novas análises dessas espécies antigas revelaram que todas procriaram entre elas, com muito mais frequência do que se imaginava. Além disso, os hominídeos da Denisova possuem uma influência genética de uma espécie desconhecida de humanos.

Os resultados, apresentados na Sociedade Real de Londres, renderam várias especulações. Alguns antropólogos suspeitam dos Homo heidelbergensis. Esses hominídeos emergiram da África há 500 mil anos, e deram origem aos Neandertais da Europa.
Fonte: Mistérios do Mundo
Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!