Ultimas

Oceanos terão mais plástico que animais em menos de 50 anos

Um estudo preocupante sobre a situação dos oceanos revelou que, até 2050, existirão mais plásticos do que peixes nas águas do mundo todo. O alerta foi emitido no início da semana pelo Fórum Econômico Mundial de Davos,  responsável pela pesquisa junto com a fundação da navegadora Ellen MacArthur e a consultoria McKinsey.
(Foto: AP Photo/NOAA Pacific Islands Fisheries Science Center)
“O sistema atual de produção, utilização e descarte de plásticos tem efeitos negativos importantes: de 80 a 120 bilhões de dólares de embalagens plásticas são perdidos anualmente. E além do custo financeiro, sem nada em troca, os oceanos terão mais plástico do que peixes (em peso) até 2050”, diz um trecho do estudo.

A pesquisa indicou que, em 2014, a proporção de toneladas de plástico por toneladas de peixes era de uma para cinco. Porém, em 2025, a estatística será uma para três e vai ultrapassar uma para uma em 2050.

Como possível solução para o problema, o fórum sugere uma refundação total das embalagens e dos plásticos em geral, além da busca por alternativas ao petróleo como material de base para sua produção.

“Os modelos de produção e consumo lineares são cada vez mais questionados (…) e isso é especialmente verdadeiro para os setores onde existem grandes volumes de baixo valor como as embalagens de plástico”, apontou em declaração a navegadora Ellen MacArthur, também solicitando a criação de uma economia circular, reutilizando os materiais.
Fonte: Top Biologia
Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!