Ultimas

Como Remover a Cera de Ouvido Corretamente?

Embora o ouvido seja “autolimpante”, é necessário, algumas vezes, remover a cera em excesso. Também é indicado limpar a orelha uma vez por mês para manter a higiene e para evitar que a cera se acumule e bloqueie o tímpano.

Para evitar dados no canal auditivo, como perfuração, infecção ou coisas piores não se deve usar nem um tipo de bastonetes e muito menos tampas de caneta, clipes de papel, ponta de lápis etc.

É importante, portanto, utilizar métodos seguros para limpar o ouvido sem criar machucados ou promover algum tipo de infeção.

1) 5 Passos para Remover a Cera de Ouvido

cera de ouvido
Ingredientes:
  • 1 óleo de bebê
  • 1 seringa ou 1 conta gota
  • 2 “bolas” de algodão
  • 1 toalha limpa.

Passo 1

Use uma seringa para aplicar 3 gotas de óleo de bebê em seu ouvido. Você pode comprar uma seringa em drogarias. Incline a cabeça de maneira que o ouvido a ser limpado fique voltado para cima, segure o lóbulo da orelha para facilitar que o óleo entre no canal do ouvido.

Passo 2

Coloque um pouco de algodão no ouvido externo (orelha) apenas para bloquear o canal do ouvido e impedir que o óleo escorra para fora.

Passo 3 

Deixe o óleo no canal do ouvido por 15 minutos. Caso você esteja com uma quantidade excessiva de cera no ouvido, irá precisar deixar o óleo por mais tempo para que possa amolecer toda a cera acumulada.

Passo 4

Retire o algodão da orelha e descarte. Encha a seringa com água  morna e, mantendo a orelha para cima, aplique no ouvido metade da água da seringa.

Passo 5

Retire a água inclinando o ouvido para baixo e use uma toalha para aparelhar a cera e água que irá cair. Repita todos os passos no ouvido oposto.

Manter o ouvido saudável implica em diversas atitudes. Além de manter limpo, evite utilizar fones de ouvido sujos, bem como não ouvir música alta para não prejudicar sua audição. 
Fonte: Biosom
Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!