Ultimas

Conheça os 5 menores animais do mundo

O reino Animália, Animal ou Metazoa é composto por seres vivos pluricelulares, Eucariontes, heterotróficos, cujas células formam tecidos biológicos, com capacidade de responder ao ambiente (possuem tecido nervoso) que os envolve ou, por outras palavras, pelos animais. Sim, adoramos fazer matérias sobre o reino animal, curiosidades, acontecimentos, criaturas misteriosas do fundo, entre várias outras matérias do nosso blog. 

E hoje, nós resolvemos escrever para vocês quais são os menores animais do mundo. Até porque, quem não adora essas gracinhas pequenininhas e fofas? Se as pessoas já amam animais pequenos como cachorros e gatos, imaginem como não amar os menores animais do mundo? Então, caros amigos, confiram agora a nossa matéria com os menores animais  do mundo:

Beija-flor Abelha – menor ave – 5 cm

Beija-flor já é um pássaro lindo, agora imagina o menor beija-flor do mundo? Conhecido como beija-flor abelha (Mellisuga helenae), esse pássaro mede apenas 5 cm. Seu peso corporal chega até 1,8 . Os machos, mais esverdeados, são ainda menores que as fêmeas, que possuem penugem azul. O beija-flor abelha pode ser encontrado em Cuba e batem as asas mínimas tão rapidamente (80 vezes por segundo), que podem parecer um borrão a olho nu.

Morcego Kitti – menor mamífero – 3,3 cm

O menor mamífero do mundo se chama morcego kitti (Craseonycteris thonglongyai), e foi descoberto só em 1974, na Tailândia, mas também pode ser encontrado em Mianmar. Os pesquisadores que descobriram, certamente tinham uma ótima visão, pois ele mede entre 2,9 e 3,3 centímetros na fase adulta. O morcego que tem largura de um dedo humano, é apelidado também de “morcego focinho-de-porco”, por causa do seu nariz empinado.

Jaragua Sphaero – menor réptil – 0,8 cm

Medindo mínimos 0,8 centímetros, o lagarto Jaragua Shaero (Sphaerodactylus ariasae) é conhecido como o menor réptil do mundo. Menor que uma moeda de R$ 0,5, o animal pode ser encontrado na República Dominicana e no Haiti, mas infelizmente está ameaçado de extinção.

Sapo Pulga – menor anfíbio – 9,8 mm

Também conhecido como Braziliam Gold Frog (Brachycephalus didactylus), é um sapinho minúsculo que mede apenas 9,8 mm. Esse animal possui a pele pigmentada por uma cor dourada muito viva, e por isso a palavra Gold (ouro) no seu nome. O menor anfíbio do mundo pode ser encontrado no hemisfério sul do globo.

Peixe da ilha da Sumatra – menor peixe – 7,9 mm

Esse peixinho vive na ilha da Sumatra, e hoje é considerado o menor peixe de todos, o Paedocypris progenetica, com menos de 8 mm, é tão pequeno que cabe com bastante folga na ponta do dedo de uma pessoa. Esse peixe gosta de águas muito ácidas, cerca de 100 vezes do que o normal, e ele usa as nadadeiras para agarrar, como se fossem minúsculas mãos.

E aí amigos, já conheciam os menores animais do mundo? Comentem!
Fonte: Ig / Muito Interessante / Top Sul Notícias / Hypescience / Fatos Desconhecidos
Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!