Ultimas

Veja a metamorfose dos insetos no momento do nascimento

Ao longo da vida, os seres humanos passam por diversas mudanças no corpo. Essas mudanças acontecem de forma gradual e simples, ou seja, não mudam radicalmente a forma ao passar de bebê para adulto. Durante toda a vida, o corpo de uma pessoa será o mesmo, diferente do que acontece com os insetos.

Esses animais costumam passar por várias transformações desde o nascimento até a forma adulta completa. A metamorfose dos insetos pode ser gradual, incompleta ou completa. No caso desse último tipo, as formas durante os ciclos da vida são tão diferentes que para os mais desavisados é até impossível saber que se trata do mesmo animal.

Para esses insetos, cada estágio da vida é completamente diferente do anterior. Eles começam como ovos botados por um inseto adulto e passam pela forma de larva quando nascem. Em seguida vão entrar num estágio de pupa, quando se resguardam para passar pela última transformação e entrar na forma adulta.

Entenda os estágios da metamorfose

Os insetos que sofrem a metamorfose completa – ou holometabolismo – passam por quatro fases distintas durante a vida, cada uma com sua forma própria.

Ovo

O primeiro estágio costuma ser similar na maioria dos insetos, tomados os devidos hábitos próprios de cada espécie. Os ovos são fertilizados dentro da mãe – já na forma adulta – e botados até que a larva se forme ali dentro.

Larva

Após o fim do desenvolvimento dentro do ovo, o inseto nasce em sua forma de larva. Nesse estágio, os animais costumam ser bem ativos e precisam consumir muito alimento para guardar energia para o estágio de pupa. As formas podem variar de acordo com a espécie, mas costumam se aproximar de vermes e lagartas.

Pupa

Na terceira fase de desenvolvimento, os insetos ficam reclusos dentro de casulos e podem até ficar completamente imóveis até o fim da transformação. Os casulos são feitos de materiais produzidos pelas próprias criaturas, incluindo até mesmo fezes dos animais. É nessa fase que as maiores mudanças começam a acontecer nos insetos.

Adulto

A forma final dos insetos permite, finalmente, que eles se reproduzam e deem continuidade à linhagem da espécie. Se as espécies tem insetos rainha, como as abelhas, esses tipos irão focar exclusivamente na reprodução. Vários animais também ganham asas nessa fase.

Confira as metamorfoses de alguns tipos de insetos

Besouro

Mosca


Abelha

Borboleta

Formiga

Mosquito da dengue

E aí, ficou intrigado por essas transformações? Existem milhares de espécies de insetos que passam por isso, várias delas que podemos nem chegar a conhecer durante nossa vida. Mas é realmente incrível como um animal pode passar por tanta mudança durante a vida.
Fonte: Pacsi / About / Fatos Desconhecidos
Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!